Atração De Novas Audiências Para O Casino Através Da Aplicação Tiktok

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A aplicação TikTok chegou a Portugal em 2020 e rapidamente conquistou os portugueses, estimando-se que em 2021 a aplicação já tivesse mais de 1 milhão de utilizadores portugueses. A premissa é simples: vídeos curtos, em semelhança ao Vine, sobre todos os temas e mais alguns, atraindo assim um grande espetro de utilizadores, de várias idades e com interesses distintos.

Passados praticamente três anos, é muito comum ver empresas na aplicação com campanhas de marketing, de todo o tipo de negócios, fazendo com que os produtos destas empresas atinjam uma população alvo que antes da aplicação nunca iria interagir com o produto. Assim, a existência de anúncios na aplicação surgiu de forma orgânica com o crescimento do Tik Tok e existe agora para todos os nichos do mercado.

Ora, isto levanta a questão: será o TikTok a plataforma indicada para atrair novas audiências para os casinos? A resposta é sim e a realidade é que esta prática já é executada em vários outros países. Estes anúncios geralmente aparecem na página das descobertas “For you”, a primeira com que o utilizador da aplicação interage quando abre o Tik Tok.

Os vídeos que aparecem nesta página são determinados através do algoritmo da aplicação, sendo essencial ter esta informação em mente no momento da definição da estratégia de marketing.

Questões importantes para definição da estratégia

Há várias coisas importantes na definição da estratégia de marketing que se vai seguir:

  • Quem é o público-alvo?
  • Haverá mais do que um grupo de público-alvo? P.ex. Pessoas que já fazem apostas mas não jogam em casinos e pessoas que não fazem qualquer tipo de apostas?
  • Como será o tipo de conteúdo a criar?
  • De que forma vamos manter o conteúdo orgânico para evitar rejeição imediata?

Estas são algumas das questões que deve tentar responder quando está a desenhar uma estratégia de marketing para atrair uma nova audiência para os casinos. Devido a todas as ideias preconcebidas e erradas sobre casinos, o conteúdo promocional que criar deve mostrar aos utilizadores o lado divertido e excitante de jogar num casino, tentando desconstruir a imagem negativa dos mesmos.

Assim, pode aproximar-se dos utilizadores com vídeos com dicas de como jogar, e sair vitorioso, em jogos específicos, como por exemplo uma estratégia infalível roleta. Uma boa maneira de criar uma relação inicial com utilizadores que nunca tenham estado num casino passa também por mostrar vídeos dos próprios jogos que poderão encontrar no casino, jogos divertidos e que certamente os utilizadores nunca sequer imaginaram que pudessem jogar num casino.

O mais importante é que o conteúdo seja sempre apresentado de forma orgânica, de modo a evitar uma rejeição imediata do utilizador, e de modo tranquilizador, para que o utilizador tenha uma boa primeira interação antes de poder formar qualquer julgamento negativo, nomeadamente associando-a a todas as ideias negativas que possa associar automaticamente a casinos. O conteúdo deve sempre deixar o utilizador confortável e com vontade de experimentar os jogos que lhe são apresentados.

Definição do público-alvo

Relativamente ao público-alvo, a definição cuidadosa de quais os utilizadores que constituem o público-alvo de cada vídeo promocional é crucial para que o algoritmo auxilie na disseminação do anúncio para os utilizadores corretos, aumentando a hipótese de sucesso na angariação de novos jogadores. Por exemplo, na aplicação há pessoas mais ou menos predispostas a que estes anúncios funcionem.

Alguém cujos interesses sejam Day Trading e outras atividades financeiras e gaming, certamente estará mais aberto à possibilidade de experimentar jogar num casino do que uma pessoa que nunca jogou nem está habituada a apostar o seu dinheiro.

Existem também os utilizadores que fazem apostas desportivas nos sítios online devidamente licenciados para tal, mas que nunca consideraram jogar em casinos, sendo eles também um público-alvo interessante para estas campanhas promocionais.

Características especiais da app

Tendo tudo isto em mente, é essencial dar uso a todas as características da aplicação, o formato dos vídeos curtos, o algoritmo da aplicação, os distintos tipos de utilizadores que se encontram no Tik Tok e os distintos tipos de abordagem que melhor se encaixam a cada grupo.

É também importante que a abordagem escolhida tenha um lado que permita desvendar os mitos associados aos casinos, como por exemplo o facto de serem considerados locais de crime, locais de vício, locais manipulados para que a Casa fique sempre a ganhar, para que os utilizadores percam quaisquer reservas que possam ter.

Uma das maiores vantagens do Tik Tok é o ritmo acelerado com que as coisas evoluem dentro da aplicação, existindo vários desafios e outras “modas” variadas, que permitem adaptar a estratégia de atração de novos jogadores de acordo com os resultados que se obtém, sem que tenha de se esperar por um longo período de tempo para ver os resultados, e ainda permitindo experimentar vários tipos diferentes de conteúdos ao mesmo tempo, para ver qual deles é o preferido dos utilizadores da aplicação.

Ao final do dia, o importante é sempre mostrar o lado divertido dos casinos, incentivando os utilizadores a experimentar, havendo várias estratégias para atingir este objetivo.

Método com provas dadas

Como em qualquer área, é normal que inicialmente os donos dos casinos possam estar reticentes quanto a esta abordagem de marketing, até porque o TikTok, apesar do seu sucesso galopante, está presente no nosso país há muito pouco tempo. No entanto, como já mencionado neste artigo, temos casos de sucesso em países estrangeiros, que podem ser confirmados através da hashtag #onlinecasino, na aplicação.

Após a abordagem inicial de conquista dos jogadores, o objetivo passa por aprofundar a relação com os novos jogadores. Esta será a altura ideal para começar a produzir conteúdos que ajudem os novos jogadores a fazerem efetivamente as suas apostas nos casinos online. Isto pode passar por fazer vídeos sobre os jogos mais jogados, como Blackjack, Poker, Roleta, etc, de modo a que os jogadores se sintam confiantes nas apostas que fazem e continuem jogadores fiéis dos casinos online.

Conclusão

Em conclusão, esta abordagem pode parecer, inicialmente, demorada e sem frutos garantidos, mas como mencionado anteriormente, é uma abordagem que funciona noutros países e que funcionará nos utilizadores do TikTok portugueses também. Por isso, já sabe, comece já a delinear a sua abordagem e não tarda nada verá o seu número de jogadores aumentar, tudo devido ao rápido passo desta aplicação que veio mudar o panorama nacional das redes sociais.

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