Arranca sábado o VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Arranca sábado o VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras

 

“Criando pontes entre o passado e o presente, o Festival de Música Antiga de Torres Vedras convida-nos, a todos, a uma autêntica viagem pelo património histórico de Torres Vedras.”

Está de regresso, a Torres Vedras, o Festival de Música Antiga, nesta que é a sua 6.ª edição, o festival realiza-se entre os dias 18 de maio e 29 de junho.

Programa

O programa dos concertos é o seguinte:

18 de maio

11h00 – À descoberta do Património com os mais novos
Um concerto dedicado aos mais novos, onde uma interessante história completamente original, vai levar os mais novos e as suas famílias a viajar pelo património incrível de Torres Vedras, em especial pela Capela de Santa Helena em Santa Cruz. Este momento bastante lúdico e interativo convida crianças e pais a escutarem alguns dos temas mais destacados da música barroca e renascentista com flauta de bisel e percussão no seu habitat natural, ou seja, numa das mais belas capelas do século XVIII do litoral oeste.
Este concerto interativo para a infância tem a duração de meia hora.

Local: Capela de Santa Helena, Santa Cruz
Destinatários: Crianças dos 6 aos 12 anos

25 de maio

21h30 – Candlelight Concert “Música Medieval de Louvor a Sancta Maria”
Um concerto à luz das velas que nos transporta para a mística do sagrado e do profrano dos séculos XIII e XIV, este recital revela bem a música de louvor a Nossa Senhora na península ibérica e o quão devoto era o povo, mostrando cantigas de peregrinos da idade média, bem como o repertório das procissões e missas marianas da época medieval.

Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Ponte do Rol

16 de junho

16h00 – A Música Portuguesa e a influência italiana: da Sonata à Folia
Grupo formado por três dos mais conceituados músicos portugueses especializados na música antiga, Ensemble Atena apresenta-nos neste concerto um interessante, divertido e virtuoso programa dedicado à música portuguesa do Século XVIII em Portugal, dando a conhecer ao grande público compositores nacionais de excelência tais como Francisco Xavier Batista, Pedro Lopes Nogueira, José Torres ou até mesmo Carlos Seixas. Por outro lado, mostra-nos também a forte influência italiana em Portugal no período barroco através de composições de Domenico Scarlatti ou Giuseppe Tartini, interagindo na perfeição com a acústica histórica da imponente e belíssima igreja paroquial de São Domingos de Carmões, sendo possível ouvir aqui sonatas de igreja no seu habitat natural.
Este é um concerto comentado, com duração de 50 minutos, em torno da música portuguesa e italiana em Portugal e Itália.

Local: Igreja de São Domingos de Carmões

26 de junho

21h30 – “Uma noite de Ópera Barroca: The Fairy Queen de Henry Purcell”
Mostrando os novos talentos do concelho de Torres Vedras, este concerto é o resultado de um projeto escolar desenvolvido ao longo do presente ano letivo, pelos alunos e professores do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues da Física de Torres Vedras.
Este espetáculo de música e coreografia, terá ópera comentada no início do concerto.

Local: Igreja de Santiago, Torres Vedras
Destinatários: Comunidade escolar e público em geral

29 de junho

21h30 – Concerto pela Paz no Mundo – “Camerata Vocal de Torres Vedras in Glória de Vivaldi”
Este será um concerto pela paz no mundo, onde a camerata vocal de Torres Vedras convida os torrienses para um coro participativo, formado pelo público, para cantarrem todos juntos, a famosa peça “Dona Nobis Pacem” atribuída a W.A.Mozart. O património e a música de mãos dadas com os valores e causas mais nobres da nossa sociedade.
Este é um concerto comentado, com coro e orquestra, que apresenta uma das peças mais famosas no contexto da música antiga, o “Gloria” de Antonio Vivaldi.

Local: Igreja de Santa Maria Madalena, Turcifal

 

Leia também

Deixe um Comentário