Alice Vieira nomeada para o prémio Hans Christian Andersen
Assinala-se hoje, dia 02 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil, a escolha desta data deve-se ao facto de ser o dia em que se comemora o aniversário de Hans Christian Andersen.
Entre os contos de fadas mais famosos de Hans Christian Andersen encontram-se “A Pequena Sereia”, “O Soldadinho de Chumbo”, “O Patinho Feio” e “A Polegarzinha”.
Criado em 1956, o prémio Hans Christian Andersen é a mais alta distinção internacional dada a autores e ilustradores de livros infantis.
Concedido a cada dois anos pelo IBBY (Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens), este prémio reconhece conquistas ao longo da vida, distinguindo um autor e um ilustrador cujas obras completas representam uma contribuição importante e duradoura para a literatura infantil.
A lista oficial de candidatos para o Prémio Hans Christian Andersen de 2026 foi anunciada no passado dia 31 de março de 2025 e conta com 78 candidatos oriundos de 44 países.
Entre os nomeados está a escritora, e colaboradora do Jornal de Mafra, Alice Vieira, e a ilustradora Teresa Lima.
Alice Vieira
Alice Vieira completou o seu 82.º aniversário a 20 de março e conta com mais de 80 obras publicadas, desde romances para jovens adultos, histórias infantis, poesia, peças de teatro e compilações dos contos tradicionais.
Os seus livros foram traduzidos para vários idiomas, incluindo búlgaro, catalão, chinês, holandês, francês, galego, alemão, húngaro, italiano, coreano, russo, servo-croata e espanhol.
Ao longo da sua carreira, Alice Vieira recebeu vários prémios, destacando-se os seguintes, Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil (1983), Grande Prémio Gulbenkian de toda a sua obra (1994) e o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho com o livro de poemas Dois Corpos Tombando na Água (2007). Em 2023, foi galardoada com o Prémio SM Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil (ver artigo), tornando-se a primeira mulher portuguesa a receber este prémio, que reconhece as conquistas dos escritores ibero-americanos na literatura infantil e juvenil.
Alice Vieira vive atualmente no concelho de Mafra, na Ericeira, e é colaboradora do Jornal de Mafra desde 2014.