Carnaval de Torres Vedras 2024 recebeu cerca de 450 mil foliões
Este ano o Carnaval mais português de Portugal decorreu sob o tema “Carnaval do Futuro” e contou com cerca de 450 mil foliões e teve um investimento de 1,1 milhões de euros.
O São Pedro ameaçou, ameaçou, mas apenas levou ao cancelamento do corso Escolar. Este ano, no corso Escolar, eram esperados cerca de 7.000 alunos (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) pertencentes a 77 estabelecimentos de ensino, acompanhados por mais de mil professores e auxiliares de ação educativa (ver artigo do Jornal de Mafra).
Por seu lado, o Baile de Máscaras Tradição, que se realizou no Pavilhão Multiusos, na Expotorres, contou com cerca de 900 foliões seniores de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã e Alenquer.
A Chegada e Entronização dos Reis, devido a condições meteorológicas, aconteceu no Pavilhão Multiusos, na Expotorres (ver artigo do Jornal de Mafra), mas os reis do Carnaval receberam a chave da cidade que viveu em monarquia durante 6 dias.
O concurso de grupos de mascarados contou este ano com 34 grupos, num total de cerca de 1600 participantes. Os grupos vencedores foram o grupo “CÚ-Lones do Futuro”, o grupo “As Robertas – COJOPE”, as “Ribeirinhas” e as “E.Tinhas da Avó” (ver artigo do Jornal de Mafra).
Foram 55 os concorrentes ao concurso de Matrafonas do Carnaval de Torres Vedras que, em saltos altos, de minissaias e de perucas, tentaram a sua sorte.
Os primeiros lugares foram para João Afonso (Miss Mini-Matrafona), Francisco Jacinto (Miss Matrafona) e Paulo Rato (Miss Madura) (ver artigo do Jornal de Mafra).
O Corso Trapalhão, um corso onde não existirem restrições, apenas boa disposição, e que conta sempre com a presença dos carros espontâneos. Este ano foram 16 os carros (12 são motorizados e 4 não motorizados) em desfile, num total de 485 elementos envolvidos.
Nos Corsos Diurnos (domingo e 3.ª feira) participaram seis carros alegóricos e o carro dos Reis, associações carnavalescas, grupos de mascarados, matrafonas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, gaiteiros e majoretes de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras).
Os festejos do Carnaval em Torres Vedras começaram na 6.ª feira, dia 9 de fevereiro, duram os habituais seis dias, tendo terminado na 4.ª feira, 14 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo (ver artigo do Jornal de Mafra).
Com o fim do Carnaval deste ano terminaram as comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras.
[Imagens: CTV]