6 de julho é Dia Mundial das Zoonoses

Zoonoses

6 de julho é Dia Mundial das Zoonoses

 

O Dia Mundial das Zoonoses é comemorado, anualmente, a 6 de julho. As zoonoses são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Esta data faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur aplicou com sucesso a primeira vacina antirrábica em 1885.

Zoonose é um termo que designa as doenças e infeções transmitidas ao homem através dos animais. Cerca de 60% das doenças infeciosas humanas têm origem em animais, e pelo menos 75% das doenças infeciosas emergentes, como Ébola, HIV e gripe, têm origem animal.

Estas doenças podem ser transmitidas por mordidas, arranhões, contacto com fezes e carcaças, ou durante o abate de animais.

A pandemia da Covid-19, acredita-se, teve origem em morcegos tendo sido transmitida aos seres humanos por pangolins.

Algumas das principais zoonoses são:

Raiva: Transmitida por mordidas de animais infetados, como cães e morcegos. A vacinação é essencial para prevenir a raiva em humanos.

Toxoplasmose: Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, presente em fezes de gatos. Pode ser transmitida por ingestão de alimentos contaminados.

Leptospirose: Transmitida pela urina de ratos e outros animais. Pode ocorrer após contrato com água ou solo contaminado.

Doença de Lyme: Transmitida por carraças infetadas. Causa sintomas como febre, fadiga e erupções cutâneas.

Hantavirose: Transmitida por roedores, principalmente através da inalação de partículas virais presentes em fezes e urina.

Febre Q: Causada pela bactéria Coxiella burnetii, presente em animais como ovelhas e cabras. Pode ser transmitida por inalação de partículas contaminadas.

Não se deve esquecer que a prevenção envolve medidas como higiene adequada, controle de vetores e vacinação quando disponível.

[Imagem: dgav]

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário