5 de maio | Dia Mundial da Língua Portuguesa

Este é o segundo ano em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A data foi proclamada em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Uma língua que não é de ninguém, sendo de todos. A língua de Camões e de Pessoa é a língua de Jorge Amado, de Mia Couto, de Germano de Almeida, de Pepetela.” António Costa

Com 260 milhões de falantes, a Língua Portuguesa é 4.ª língua mais falada a nível mundial, a 3.ª língua europeia mais falada, sendo a língua mais falada no hemisfério sul. É ainda o idioma oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais.

“Uma língua une todos os que a falam e escrevem. Garante a continuidade do conhecimento, da cultura e da literatura entre gerações.
No caso da Língua Portuguesa, essa união não se faz apenas entre gerações passadas e futuras de um mesmo país, mas também entre povos e países geograficamente dispersos pelo mundo. A língua é o rosto com se apresentam, sendo em português que cada um dos povos lusófonos pensa as suas raízes, interpreta a sua história, expressa a sua cultura e define o seu futuro.
A língua portuguesa é uma comunidade sem qualquer contiguidade territorial, a única grande língua mundial em que todos os países que a falam estão distantes geograficamente. Partilhada e enriquecida por países costeiros ligados pelo mar e pelas suas diásporas, aproximando realidades distintas e experiências plurais, a presença da Língua Portuguesa em vários continentes confere-lhe, naturalmente, uma dimensão global. Da Língua Portuguesa vê-se o mundo. Essa é a sua principal força.” [António Costa, Primeiro-ministro]

Há Países de Língua Portuguesa na União Europeia, na Conferência Ibero-americana, no Mercosul, na União Africana, na Comunidade Económica dos Estados da África Central, na Comunidade dos Estados da África Ocidental e na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

 

 

Leia também