22 de abril é Dia Mundial da Terra

22 de abril é Dia Mundial da Terra
……………………..

Assinala-se anualmente a 22 de abril o Dia Mundial da Terra.

O dia pretende reconhecer a importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo e é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.

Em 1970, após verificadas as consequências de um desastre petrolífero que ocorreu em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador norte-americano Gaylord Nelson criou o “Dia da Terra”, como protesto contra a poluição da Terra. Em 2009 a ONU reconheceu a data e instituiu o dia 22 de abril como o “Dia Internacional da Terra”.

Há 53 anos, o dia foi criado de modo a chamara atenção para os problemas da contaminação, da conservação, da biodiversidade e para outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

O Dia Mundial da Terra também é conhecido como Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra e este ano tem como tema: “Planeta versus Plásticos”.

“A saúde da Humanidade depende da saúde da Terra”
António Guterres, Secretário-Geral da ONU

Leia também