Hoje é Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

seg traba

 

Assinala-se anualmente, a 28 de abril, o Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho.

Foi celebrado pela primeira vez em 1996, em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, e em 2001 foi reconhecido e apoiado pela Organização Internacional do Trabalho, sendo atualmente celebrado oficialmente em inúmeros países, entre eles Portugal. Portugal foi o 4.º país europeu a consagrar o dia 28 de abril como Dia Nacional.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) todos os anos, 2,78 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem de acidentes de trabalho e doenças profissionais (2,4 milhões dos quais devido a doenças) e 374 milhões são vítimas de acidentes de trabalho não fatais.

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho pretende informar e sensibilizar os cidadãos para a importância da segurança e da saúde no local de trabalho, fomentando uma cultura de prevenção e tendo como objetivo a redução dos acidentes de trabalho e as doenças profissionais e é urgente que a cultura de segurança incutida desde cedo nos jovens que são os trabalhadores de amanhã.

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores.

A OIT definiu o tema “Um ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental no trabalho” para as celebrações deste ano.

 

Leia também