Mafra | Lançamento do livro “Discurso Directo” de Licínia Quitério

all

 

No próximo sábado, 29 de abril, irá decorrer o lançamento do novo livro de Licínia Quitério, “Discurso Directo”. A apresentação estará a cargo de Adriano Alcântara.

Data: 29 de abril
Hora: 16h00
Local: Mafra, Casa da Cultura D. Pedro V

ll
“Licínia foi o nome que minha Mãe me deu. Se eu tivesse nascido rapaz, o nome teria sido a gosto de meu Pai. Foi fácil entre eles o comércio de nomes. O escolhido é um nome quase esdrúxulo, com uma quase vogal que se repete. Quase fácil, quase audível, o meu nome. É um nome antigo, já serviu a uma imperatriz, quase mandante, pois reza a história que foi filha e consorte de senhores. Também se diz que é nome de oliveira ou do seu fruto de casta cordovesa. O nome preso a mim, eu presa a ele, caminhamos, quase certos de nunca nos deixarmos, quase.”
Licínia Quitério (do texto de apresentação)

Licínia Quitério nasceu em Mafra, em 30 de Janeiro de 1940.

Foi professora, tradutora, correspondente comercial.

Tem editados oito livros de poesia: Da Memória dos Sentidos, (edição de autor) De Pé sobre o Silêncio (edição de autor), Poemas do Tempo Breve (edição de autor), Os Sítios (edição de autor), O Livro dos Cansaços  (edição de autor), Memória, Silêncio e Água (Poética Edições, 2016), Travessia (Poética Edições, 2019) e Da decadência das falésias (Poética Edições, 2022). Em prosa publicou, para além do presente título, seis livros: Disco Rígido (edição de autor), Disco Rígido – Volume II (edição de autor), Os Olhos de Aura (Poética Edições, 2017), A Metade de um Homem (Poética Edições, 2018), A Tribo (Poética Edições, 2020) e Mala de porão (Poética Edições, 2021).

Tem participações em antologias e revistas literárias e colabora do Jornal de Mafra, com uma crónica quinzenal.

[Imagem: a partir do convite]

Leia também