IPMA alerta para o tempo quente dos próximos dias

temperatura

 

“Uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica, irá atingir progressivamente Portugal continental nos próximos dias provocando uma subida gradual de temperatura, em especial dos seus valores máximos.”, que o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O dia mais quente deverá ser o dia 27 de abril “(…) no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, variando entre 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C. Em alguns locais do interior Norte e Centro a temperatura máxima poderá variar entre 30 e 33°C, como seja o vale do rio Douro e alguns locais no interior da Beira Litoral. Neste dia e no restante território, a temperatura máxima irá variar entre 25 e 30°C, com exceção da faixa costeira a norte do cabo Raso que registará valores entre 20 e 25°C.”

A temperatura mínima deverá variar “entre 15 e 20°C já a partir do dia 25 no Algarve e do dia 26 em alguns locais das regiões Centro e Sul”.

Para os dias 28 e 29 de abril espera-se uma descida da temperatura máxima em todo o território, sendo mais significativa no litoral Norte e Centro. Em muitos locais da região Sul apesar da descida, a temperatura máxima vai manter-se em valores entre 30 e 33°C.

O IPMA alerta para um aumento significativo do perigo de incêndio rural – que se situará nas classes Máximo e Muito Elevado – devido às temperaturas elevadas e aos valores baixos da humidade relativa do ar.

 

Leia também