Lula da Silva já está em Portugal para a Visita de Estado

lsp

 

O Presidente da República Federativa do Brasil já chegou a Portugal cerca das 10h40. Foi recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, e seguiu – numa comitiva de 22 carros- para um hotel no centro de Lisboa, onde ficará instalado.

Luiz Inácio Lula da Silva está em Portugal a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a visita de estado decorre entre os dias 22 e 25 de abril.

Para hoje, o presidente brasileiro não tem agenda, mas nos próximos dias, a visita conta com uma sessão de homenagem na Assembleia da República, com uma cimeira luso-brasileira e com a entrega do Prémio Camões a Chico Buarque.

A visita terá início amanhã de manhã com a cerimónia de boas-vindas (honras militares, hinos nacionais e revista à guarda de honra) na Praça do Império, em Lisboa. O presidente do Brasil irá depois depositar uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

Lula da Silva seguirá então para o Palácio de Belém, onde será tirada a fotografia oficial e procederá à assinatura do Livro de Honra da Presidência da República. Haverá uma conferência de imprensa depois do encontro do Presidente da República Portuguesa com o Presidente da República Federativa do Brasil.

A tarde será preenchida com a 13.ª Cimeira Luso-Brasileira, que ocorrerá no Centro Cultural de Belém entre o Primeiro-Ministro e o Presidente do Brasil. Na Cimeira serão assinados alguns acordos/protocolos entre os dois países nas áreas da educação, ciência, energia, saúde, cartas de condução, geologia, mineração, entre outros.

O Jantar oficial será oferecido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e acontecerá no Palácio Nacional da Ajuda.

Na 2.ª feira, 24 de abril, Lula da Silva, vai estar com o Primeiro-ministro, António Costa, em Matosinhos, na abertura do Fórum Empresarial Portugal-Brasil. São esperados cerca de 150 empresários portugueses e brasileiros neste fórum, onde serão assinados instrumentos bilaterais para expandir o comércio bilateral nas áreas da energia, da mobilidade, da tecnologia, da inovação e da saúde.

Ao final da manhã, Lula da Silva visitará a Embraer-OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, no Parque Aeronáutico de Alverca, Alverca do Ribatejo.

De tarde será recebido no Palácio Nacional de Queluz onde decorrerá a Cerimónia de Entrega do Prémio Camões de 2019 ao cantor e escritor brasileiro Chico Buarque.

No dia 25 de abril decorre na Assembleia da República a Sessão Solene em honra do Presidente da República Federativa do Brasil, cerimónia que encerra o programa da visita de Lula da Silva a Portugal.

[Imagem: MNE]

 

Leia também