Cinema | Estreias da Semana – 20 de abril de 2023

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 20 de abril de 2023

 




f1 2Casa do Prazer

Título original: La Maison
Realizador: Anissa Bonnefont
Com: Ana Girardot, Aure Atika, Rossy de Palma
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados:  Bélgica, França, 2022, 89 min

Emma, uma jovem escritora francesa, vai para Berlim onde decide entrar para um bordel com a finalidade de conhecer e entender as prostitutas, essas mulheres que são pagas para serem apenas mulheres, o que será o tema do seu novo romance. Ao tornar-se uma delas, a sua experiência que inicialmente deveria durar apenas algumas semanas acabará por durar dois anos. Terá sido o livro uma mera desculpa para Emma viver uma fantasia difícil de admitir na nossa sociedade? Baseado no livro de Emma Becker e inspirado nas experiências da própria.

 

 

 



f2 2Close

Título original: Close
Realizador: Lukas Dhont
Com: Eden Dambrine, Gustav de Waele, Émilie Dequenne
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados:  Bélgica, França, 2022, 105 min

Vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes 2022, é um filme profundamente comovente sobre a adolescência, a amizade e a responsabilidade dos afectos. Esta é a história de Léo e Rémi, dois amigos de 13 anos, que são muito próximos e que passam as férias de Verão juntos, numa intimidade inocente, própria da idade. No entanto, quando o ano lectivo começa, a amizade entre eles é colocada à prova, quando a sua relação é alvo de comentários depreciativos e preconceituosos por parte dos colegas. Numa tentativa de evitar essas observações intrusivas e negativas, Léo afasta-se de Rémi mas, quando este desaparece, Léo aproxima-se da mãe de Rémi, Sophie.

 

 



f3 1Evil Dead Rise – O Despertar

Título original: Evil Dead Rise
Realizador: Lee Cronin
Com: Alyssa Sutherland, Lily Sullivan, Morgan Davies
Género: Terror
Classificação: M/18
Outros dados:  Irlanda, Nova Zelândia, EUA, 2023, 97 min

A história inquietante de duas irmãs que se afastam ao longo dos anos e cujo reencontro é interrompido pelo despertar de demónios, mergulhando assim numa luta pela sobrevivência com a qual se deparam por causa de uma reunião familiar tenebrosa.

 

 

 

 



f4 1Medida Provisória

Título original: Medida Provisória
Realizador: Lázaro Ramos, Flávia Lacerda
Com: Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Brasil, 2020, 103 min

Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘regressarem’ a África, como forma de reparar os erros cometidos na era da escravidão. O advogado Antônio, a sua mulher, a médica Capitu, e o seu primo, o jornalista André decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação.

 

 

 

 



f5 1Nação Valente

Título original: Nação Valente
Realizador: Carlos Conceição
Com: João Arrais, Anabela Moreira, Gustavo Sumpta
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: Angola, França, Portugal, 2022, 118 min

1974, décimo terceiro ano da guerra de libertação: os portugueses e seus descendentes fogem da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicam o seu território. “Nação Valente” dá uma dupla perspetiva sobre esta luta: uma menina tribal que descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um jovem soldado português; Um grupo de soldados portugueses está barricado dentro de um muro infinito do qual terão que escapar assim que o passado sair do túmulo para reivindicar a sua tão esperada justiça.

 

 



f6Os Mundos de Mia 

Título original: Mia and Me: The Hero of Centopia
Realizador: Adam Gunn
Com: –
Género: Animação
Classificação: M/3
Outros dados: Alemanha, Austrália, Bélgica, Índia, 2022, 85 min

Mia regressa ao fantástico mundo dos unicórnios de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da Ilha de Lótus que precisa desesperadamente da sua ajuda. Toxor, um monstruoso vilão com corpo de sapo, está a dominar a ilha, usando a sua magia negra para transformar os habitantes num exército de soldados sem vontade própria. Mia, juntamente com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para reunir três pedras mágicas ancestrais e derrotar Toxor.

 

 

 



f7Suzume

Título original: Suzume no Tojimari
Realizador: Makoto Shinkai
Com: Vozes: Nanoka Hara, Hokuto Matsumura, Eri Fukatsu
Género: Animação
Classificação: M/12
Outros dados: Japão, 2022, 122 min

Suzume conta a história duma adolescente de 17 anos e a sua jornada através de um Japão devastado por várias calamidades e onde ela terá de fechar as portas que causaram estes desastres.

 

 

 

 

 



 

Leia também