Finalmente, foi hoje inaugurado o Parque Urbano da Póvoa da Galega, na freguesia do Milharado, no concelho de Mafra.
A inauguração contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, que salientou o facto de a construção deste novo parque ter sido financiada com fundos europeus (2,8 milhões de euros), que permitiram requalificar e valorizar este território e disponibilizar à comunidade um espaço verde, de lazer, de desporto e de cultura.
Com uma área de cerca de 27.500m2, o Parque Urbano da Póvoa da Galega conta com dois parques de estacionamento, anfiteatro ao ar livre, parque infantil, parque de merendas, parque canino, campo de futebol, campo de basquetebol, parque de skate e circuito de manutenção.
Na vertente cultural, o espaço conta com sala multiusos, biblioteca e um espaço dedicado à juventude.
O investimento total, incluindo terreno, projeto e empreitada, ronda os 3,6 milhões de euros, tendo ocorrido em agosto de 2020, o concurso público (ver aqui) para a construção deste parque urbano.
Com um valor base de 2 864 325,00 € (+ IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 270 dias. O contrato foi assinado em outubro de 2020, obtido o visto do Tribunal de Contas, as obras iniciaram-se a 8 de dezembro de 2021.
Em abril de 2022 a empresa responsável pela construção do parque solicitou a prorrogação do prazo da conclusão da obra (ver aqui) por mais 5 meses.
Ainda em 2022, em setembro, a empresa voltou a pedir o adiamento da conclusão da obra (ver aqui), sendo então apontada como data de conclusão da obra, o dia 29 de outubro de 2022, “devido a “trabalhos complementares”, trabalhos que inflacionaram o preço final da obra em 299 824,25 €.
[Imagens: Ministério da Coesão Territorial]
Infelizmente ainda se registam descargas ilegais na ribeira entre o Vale de S. Gião e a Póvoa. Entre as 7h da madrugada e as 9h é frequente ver-se um trator com cisterna a despejar efluentes de alguma vacaria.
Parabéns à CMM e ao seu presidente pelo belo parque construído na Póvoa da Galega, e agora inaugurado, e cuja obra de saneamento do rio Trancão permitiu acabar com o cheiro insuportável do rio, onde ainda alguns faziam descargas poluentes que afetavam os residentes desta povoação .
Finalmente os nossos jovens têm um espaço digno de lazer e onde podem praticar as atividades desportivas de que gostam e tanto precisavam, e também os seniores.
Mas nem os cães foram esquecidos, e isso é um sinal de evolução, porque um dono que ali entre, tem de aprender regras de relacionamento social e de higiene local.
Parabéns à CMM e obrigado em nome de todos os seus habitantes.