Torres Vedras | Localização do futuro Hospital do Oeste decidida por grupo de trabalho técnico

htv

 

O Ministério da Saúde anunciou hoje que constituiu um Grupo de Trabalho para proceder a uma análise técnica com vista à decisão sobre a localização do futuro Hospital do Oeste.

O grupo será composto por Ana Jorge, médica pediatra, que coordenará, por Marta Ferreira, em representação do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, e por Rita Moreira, em representação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS). Integram ainda o Grupo de Trabalho, Sofia Coutinho, em representação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Laura Silveira, em representação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Hélder de Almeida, em representação da Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e Paulo Simões, em representação da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM).

Este grupo deverá promover uma análise complementar e multidisciplinar da informação e dos dados existentes (nomeadamente do estudo técnico solicitado pela Oeste CIM e apresentado a 21 de novembro de 2022) e irá definir o perfil funcional, a calendarização, o modo de operacionalização e de financiamento da sua construção, desde a fase da preparação e lançamento de concurso até à edificação e equipamento do novo Hospital.

Até ao dia 31 de março de 2023, este grupo deverá apresentar uma proposta integrada, sendo extinguido após esta apresentação.

O ministério da saúde refere que “o futuro Hospital do Oeste permitirá potenciar a modernização e utilização de recursos, garantindo igualmente uma resposta articulada entre diferentes valências, o que contribuirá de uma forma decisiva para a melhoria dos cuidados de saúde assegurados pelo Serviço Nacional de Saúde nesta região do país”.

O CHO tem como área de influência os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro), num total de cerca de 300 mil habitantes.

 

Leia também