Noite de diluvio em Lisboa

ILX

 

Na noite de ontem, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alterou o aviso laranja, para aviso vermelho no distrito de Lisboa, a partir das 20h27, devido à precipitação forte acompanhada de trovoada.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa fez esta manhã o balanço das ocorrências na sua zona de atuação, informando que se “registaram 292 ocorrências entre as 21h00 de quarta-feira e as 07h30 de hoje, 8 dezembro, devido ao mau tempo que se abateu na capital, a maioria das quais inundações em habitações e na via pública: 162 inundações em espaços privados, habitações, e 96 na via pública“.

As zonas da cidade mais afetadas pela chuva foram Benfica, São Domingos de Benfica, Alcântara e Avenida 24 de julho.

Foram mais de 600 as ocorrências relacionadas com o mau tempo, apenas no distrito de Lisboa, mais de 300 no concelho de Lisboa. Os concelhos mais afetados foram Lisboa, Sintra, Oeiras, Cascais, Loures e Odivelas.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o mau tempo levou a que mais de uma centena de pessoas tivessem que sair  temporariamente das suas casas.

No concelho de Oeiras registou-se uma vítima mortal, uma mulher que residia numa cave que ficou inundada. Em Lisboa resgataram-se 14 pessoas que ficaram em situação muito difícil.

A câmara de Loures refere que no concelho se registaram “cerca de 160 ocorrências, a maior parte relacionada com deslizamentos de terras, quedas de muros, de árvores, inundações e cheias, provocando 22 desalojados”.

Para além de estradas, habitações, centros comerciais, estacionamentos, registaram-se inundações em estações de metro e de comboio e em Hospitais (no Hospital São Francisco Xavier uma parte do teto caiu e inundou vários pisos e o bloco de cirurgia do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, também terá ficado inundado).

Existem ainda relatos de pessoas que ficaram presas em restaurantes, farmácias e em viaturas. As inundações deixaram ainda carros submersos enquanto outros foram arrastados pela corrente de água.

Em Sintra, o Serviço Municipal de Proteção Civil ficou temporariamente sem serviço de comunicações, depois de um raio ter atingido o edifício.

Devido aos lençóis de água, algumas estradas e túneis ainda se encontram fechados/interditos esta manhã.

Pelo concelho de Mafra também se registaram algumas ocorrências devido à inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa, desabamento de estruturas edificadas e movimento de massas.

[Imagens: redes sociais/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

 

Leia também