Dia Internacional do Voluntariado | Voluntários no Palácio Nacional de Mafra

Jornal de Mafra 2019.07.20 12h55m11s 004

 

Assinala-se hoje, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado. A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

Para assinalar a data, o Palácio Nacional de Mafra destacou o papel do voluntariado no Palácio:

pn17“No Palácio Nacional de Mafra desenvolvem-se três projetos de voluntariado: a conservação preventiva, a figuração e o apoio a eventos específicos.

Em 2008, um grupo que fazia teatro amador na Universidade Sénior de Mafra, respondeu afirmativamente ao repto que lhe foi endossado pelo Palácio Nacional de Mafra, dando origem ao voluntariado neste monumento. O grupo de figuração histórica através do seu “modus operandi” traz uma nova vida e alegria ao palácio, nas manhãs em que está presente, na enfermaria e nos corredores do Palácio, contribuindo também como complemento nas informações prestadas aos visitantes mais interessados.

Com elementos dos 12 aos 80 anos, estimulam a imaginação do visitante transportando-os a outras épocas, e em particular ao século XVIII.

Depois da interrupção forçada devido à pandemia durante este o ano de 2022 a “Corte” tem vindo cautelosamente ao contacto com os visitantes, contando no próximo ano retomar em pleno as suas presenças.

pn2Alvos de curiosidade e das máquinas fotográficas, as suas imagens correm os quatro cantos do mundo, partilhadas pelas redes sociais, e pela imprensa escrita nacional e internacional.

Quanto ao grupo de conservação preventiva, mais reduzido e sempre com grande descrição, tem vindo a permitir a manutenção de algum mobiliário e à caracterização/remobilamento de diversas salas do palácio.

Sem dúvida que os grupos de voluntariado em Mafra são uma importante contribuição para a conservação e divulgação deste monumento, reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 2019.”

 

 

 

pn11 Jornal de Mafra 2019.07.20 13h05m30s 028
pn4 pn8

Leia também