Cinema | Estreias da Semana – 17 de novembro 2022

Cinema

 

Estreias da Semana – 17 de novembro 2022

 

f1 1Bardo, Falsa Crónica de Umas Quantas Verdades

Título original: Black Panther: Bardo, False Chronicle of a Handful of Truths
Realizador: Alejandro G. Iñárritu
Com: Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani, Ximena Lamadrid
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: México, 2022, 174 min

Uma experiência épica, visualmente deslumbrante e imersiva sobre o tocante percurso de Silverio, um famoso jornalista e documentarista mexicano residente em Los Angeles que, após ser distinguido com um prestigiante prémio internacional, sente a necessidade de regressar ao seu país natal, incauto de que esta simples viagem o colocará num limite existencial. O delírio das suas memórias e dos seus receios decidiu invadir o presente, inundando a sua rotina diária com um sentido de desconcerto e assombro.

 

 


f2 1Champagne!

Título original: Champagne!
Realizador: Nicolas Vanier
Com: Elsa Zylberstein, François-Xavier Demaison, Stéphane De Groodt
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: França, 2022, 100 min

Jean, Patrick, Joanna, Romane e Guillaume conhecem-se há mais de 30 anos. Este fim de semana, o grupo encontra-se em Champagne para fazer a despedida de solteiro de Patrick! Reunidos numa propriedade vinícola, o grupo não sabe que Christine, a jovem e bela futura noiva, se vai juntar a eles. Esta convidada inesperada e indesejada depressa perturba a dinâmica do grupo. No magnífico vinhedo, são ditas coisas que estavam por dizer há muito e emergem interesses pessoais contraditórios. Risos, amor e lágrimas: sobreviverá a antiga amizade ao fim de semana?

 

 


f3 1Cinderela e o Príncipe Secreto VP

Título original: Cinderella and the Secret Prince
Realizador: Lynne Southerland
Com: Vários
Género: Animação
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2018, 90 min

Contada por outro ponto de vista, a clássica história da Cinderela aqui não envolve amor à primeira vista ou sapatinho de cristal. A Cinderela decide ir ao baile convencida por seus amigos ratos, que sonham com o banquete do palácio, e auxiliada por uma fada madrinha aprendiz. Em pleno baile o grupo descobre algo terrível e inicia uma ousada aventura para reverter o feitiço de uma terrível bruxa e desmascarar o príncipe ilegítimo.

 

 


f4 1Crónicas de Vesper

Título original: Vesper
Realizador: Kristina Buozyte, Bruno Samper
Com: Raffiella Chapman, Eddie Marsan, Rosy McEwen
Género: Ficção
Classificação: M/14
Outros dados: França, Lituânia, Bélgica, 2022, 114 min

Situado num futuro distópico, após o colapso do ecossistema da Terra, Vesper, uma menina de 13 anos, usa as suas habilidades para sobreviver, juntamente com o seu pai paralisado, Darius, num mundo em total destruição. Vesper deve confiar na sua inteligência, força e habilidades de biohacking para desbloquear a chave para um futuro alternativo.

 

 

 


f5 1Ela Disse

Título original: She Said
Realizador: Maria Schrader
Com: Zoe Kazan,Carey Mulligan, Samantha Morton
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2022, 128 min

Um filme que segue Megan Twohey e Jodi Kantor, duas repórteres do “The New York Times”, que, juntas, lançaram uma das mais relevantes histórias da nossa geração –uma história que ajudou a lançar o movimento #MeToo, rompeu décadas de silêncio em torno do tema do assédio sexual em Hollywood e alterou a cultura americana para sempre.

 

 

 

 


f6 1Funcionário do Mês

Título original: Irréductible
Realizador: Jérôme Commandeur
Com: Jérôme Commandeur, Laetitia Dosch, Pascale Arbillot
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: França, 2022, 86 min

Vincent Peltier, um pacífico funcionário público do departamento florestal em Limoges, enfrenta o seu maior pesadelo ao ser encorajado a apresentar a demissão quando a tutela começa a impor cortes. Contudo, uma excessivamente zelosa inspetora persiste em dissuadir Vincent e decide transferi-lo para os piores e mais recônditos lugares do mundo. Ele acaba por ser transferido para a Gronelândia, com a função de proteger os investigadores de uma base científica de ataques de ursos. O resto deixamos para a imaginação…

 

 


f7Futura, Ou o Que Está Por Vir

Título original: Futura
Realizador: Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Com: Vários
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: Itália, 2021, 105 min

Seguindo as pisadas de filmes como “Comizi d’Amore” de Pier Paolo Pasolini, “Futura” é um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.

 

 

 


 

Leia também