Mafra | Cheleiros é “Aldeia de Portugal” e apresenta doce típico

cc

 

Em outubro, Cheleiros passou a fazer parte da rede das Aldeias de Portugal, tendo sido a primeira aldeia a receber esta distinção no Concelho de Mafra e na Região de Lisboa.

A classificação surgiu a partir de um desafio lançado pela Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), que a União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, com o apoio do Município de Mafra, aceitou, apresentando a candidatura à Associação de Turismo de Aldeia (ATA).

“Acreditamos que, pela história, identidade, património edificado, produtos gastronómicos e património natural existentes em Cheleiros, este é um projeto vencedor e cujo potencial turístico se revelará no curto/médio prazo. Será o início de um caminho de revitalização desta aldeia, que foi a primeira zona rural do concelho de Mafra classificada como área de reabilitação urbana (ARU), e que permitirá potenciar aquele que é o seu contributo no desenvolvimento da nossa freguesia e do nosso concelho!!” referiu a UF de Igreja Nova e Cheleiros na altura da apresentação da candidatura

A 7 de outubro, a ATA atribuiu a classificação de “Aldeia de Portugal” à localidade de Cheleiros  conferindo-lhe os seguintes fatores de diferenciação: História, Arte e Espiritualidade e Festas e Sabores.

Os serviços de classificação de aldeia de Cheleiros, enquanto “Aldeia de Portugal” custaram aos cofres da A2S, 4.065,04 € (+ IVA).

De acordo com a ATA “depois de ser classificada Aldeia de Portugal, Cheleiros já começou a desenvolver as atividades do seu plano de valorização”, com a apresentação do “Doce da Avó Eva”.

chc

 

[Imagens: ATA]

Leia também