A Reserva Mundial de Surf da Ericeira completa hoje 11 anos

COSTA ERICEIRA MAI21 6

 

A 14 de outubro de 2011 nascia na Ericeira a Reserva Mundial de Surf (RMS), a primeira a nível europeu, e a 2.ª Reserva a ser distinguida a nível mundial.

A consagração foi-lhe concedida após negociação com a organização internacional Save the Waves Coalition, tendo ficado a dever-se à “qualidade e à consistência das ondas, à importante história e cultura de surf local, à riqueza e sensibilidade ambiental da área e, ainda, à forte mobilização da comunidade”.

O surf chegou à Ericeira em meados da década de 1970 e a sua diversidade de ondas, do quebra-mar até os recifes e com vários graus de dificuldade, tornaram a vila num destino para surfistas, desde os iniciados até aos profissionais.

Com 4 km de extensão, entre as praias da Empa e de São Lourenço – nas freguesias da Ericeira, Santo Isidoro e Encarnação -, e com as suas mais conhecidas e desafiantes 7 ondas: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço, e com uma  constante e pesada promoção a nível internacional, a Reserva Mundial de Surf da Ericeira tem-se vindo a impor-se no mundo do surf.

Atualmente, são 10 as Reservas Mundiais de Surf:

  • Bahia de Todos Santos (Baja, México)
  • Ericeira (Portugal)
  • Gold Coast (Austrália)
  • Guarda do Embaú (Brasil)
  • Huanchaco (Peru)
  • Malibu (Califórnia, Estados Unidos da América)
  • Manly Beach (Austrália)
  • Noosa (Austrália)
  • Punta de Lobos (Chile)
  • Santa Cruz (Califórnia, Estados Unidos da América)

Por agora, a RMS da Ericeira mantém-se como única a nível europeu, mas North Devon, no Reino Unido, tem já a sua designação pendente. A aguardar designação de Reserva Mundial de Surf está ainda a Playa Hermosa (Costa Rica).

Para assinalar os 10 anos da RMS da Ericeira foi elaborado um “Estudo de impacto dos 10 anos da Reserva Mundial de Surfing na Ericeira”, estudo que “procurou analisar os diferentes impactos gerados no território pela atribuição da Reserva e do fenómeno do surfing”.

Do estudo foi possível concluir de que apesar de a prática de surfing ter aumentado desde o reconhecimento da RMS da Ericeira, “praticar surfing não está entre os factores mais relevantes para residir na Ericeira. O principal é viver perto da natureza e do mar.”.

Em termos de impacto ambiental, o estudo revela que a “avaliação da situação ambiental da Ericeira na última década é positiva, suscitando incongruências nas respostas dos inquiridos”, acrescentando que se verificou existir “falta de estratégias e regulamentos específicos em matéria ambiental para a RMS (estratégias de preservação, conservação, mobilidade, tratamento de resíduos…). Diferentes trabalhos académicos defendem a implementação de uma área protegida com carácter jurídico vinculada ao reconhecimento de RMS da Ericeira”.

Consulte, aqui, o Estudo de impacto dos 10 anos da Reserva Mundial de Surfing na Ericeira.

Leia também

One Thought to “A Reserva Mundial de Surf da Ericeira completa hoje 11 anos”

  1. Local de destaque ao nível mundial. Desde a sua beleza natural, qualidade do mar e ondas magníficas. Uma reserva de surf a manter e a preservar.

Comments are closed.