Surf | Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube) é um dos candidatos a campeão nacional da Liga MEO Surf

ss

 

A 5.ª e última etapa da Liga MEO Surf, o chamado “Bom Petisco Peniche Pro”, realiza-se de 28 a 30 de outubro em Peniche e entre os candidatos a campeões nacionais – primeira divisão do surf português – está o ericeirense Afonso Antunes.

Afonso Antunes esteve à conversa com a Associação Nacional de Surfistas sobre a competição.

Estás surpreendido por chegarem tantos surfistas à etapa final na luta pelo título? Em que posição te colocas nesta luta?
Sinceramente, não estou com grandes expectativas para a etapa de Peniche. Tirando a etapa do Porto e Matosinhos, os últimos campeonatos têm corrido muito mal a nível pessoal. Penso que coloquei demasiada pressão em cima de mim desde o início do ano. No Porto tirei um pouco essa pressão e deu logo um bom resultado. Por isso, em Peniche vou apenas estar focado em desfrutar e divertir-me ao máximo.

Qual o surfista que consideras a maior ameaça nesta luta e qual o que mais gostavas de ver como campeão?
Considero que o surfista que mais tem surpreendido este ano é o Guilherme Ribeiro e acredito que talvez vá ser ele o campeão nacional. Penso que vai ser entre ele e o Guilherme Fonseca, porque estão os dois muito próximos e são ambos excelentes surfistas. Que ganhe o melhor!

Como vai ser ter esta luta alargada num local como Peniche?
É especial esta decisão acontecer em Peniche. Supertubos é uma das melhores ondas de Portugal e penso que deveríamos ter mais campeonatos em Peniche. Apenas temos da Liga MEO Surf e o WCT. É uma onda de nível mundial, por isso não vejo razão para não tentarem fazer mais campeonatos lá, como do circuito WQS, por exemplo.

Este ano, Afonso Antunes alcançou um 1.º lugar na 2.ª etapa da Liga Meo encontrando-se atualmente no 8.º lugar do ranking, com 2300 pontos (a 300 pontos da liderança).

A classificação do surfista da Ericeira na Liga Meo 2022 foi a seguinte:
Liga#1 Figueira da Foz – 9.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 1.º lugar
Liga#3 Ericeira – 17.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 17.º lugar

Para conquistar o primeiro lugar na primeira divisão do surf português e sagrar-se campeão nacional, Afonso Antunes tem de conquistar um 1.º, 2.º ou 3.º lugar em Peniche (depende de resultados de terceiros).

Ainda há 12 surfistas com possibilidades matemáticas de serem o campeão nacional de 2022, são eles: Guilherme Ribeiro (líder do ranking), Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais.

[Imagem: ans]

Leia também