Hoje é Dia Europeu da Cultura Judaica

Dia Cultura judia

 

Assinala-se a 4 de setembro o Dia Europeu da Cultura Judaica.

A data tem como objetivo dar a conhecer melhor a cultura judaica e as suas tradições nos países europeus, através de atividades relacionadas com a realidade cultural deste grupo.

Portugal celebrou pela primeira vez o Dia Europeu da Cultura Judaica em 2014.

Alguns judeus Portugueses conhecidos:

Daniela Ruah
Daniela Ruah é atriz, nasceu nos Estados Unidos, mas a família mudou-se para Portugal quando ela tinha 5 anos. A sua família é quase inteiramente de origem judaica, essencialmente sefarditas e alguns asquenazes, sendo uma das famílias mais influentes da comunidade judaica nacional, dela fazem parte o médico Samuel Ruah (que costumava ser chamada à residência de Salazar), Joshua Ruah (clínico de Álvaro Cunhal), uma ex-grã-mestra da maçonaria feminina, um grande fotógrafo e um vendedor de pedras preciosas.

Jorge Sampaio
Jorge Sampaio nasceu em Lisboa, em 1939.
Em 1961, licenciou-se em Direito, e as suas ligações desde jovem à politica levaram-no a passar pela Assembleia da República, pela presidência da câmara de Lisboa e mais tarde Presidente da República, entre 1996 e 2006. Jorge Sampaio era filho de Fernanda Bensaúde Branco, judia sefardita. Segundo a tradição judaica, filho de mãe judia é judeu. Mas, Jorge Sampaio não tinha religião.

Francisco José Viegas
Jornalista, escritor e editor, nasceu no Pocinho, em Vila Nova de Foz Coa e licenciou-se em Estudos Portugueses em 1983, na Universidade Nova de Lisboa, tendo exercido o cargo de deputado pelo Partido Social Democrata e de Secretário de Estado da Cultura.

Abandonou o catolicismo da sua tradição familiar e aproximou-se da religião dos seus antepassados, em Vila Nova de Foz Côa, o judaísmo.

José Maria Ricciardi
Descende de famílias judaicas, tendo dedicado a quase totalidade da sua carreira profissional ao setor da banca.

Ricardo Salgado
Economista e banqueiro português condenado a 6 anos de prisão efetiva em 2022 acusado do desvio de 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo.

Herberto Hélder
Nasceu a 23 de novembro de 1930, no Funchal, no seio de uma família judaica. Estudou direito em Coimbra e frequentou o curso de Filologia Romântica. Foi jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio.
Viveu em França, Holanda e Bélgica, onde teve trabalhos marginais, tendo sido repatriado em 1960.

Garcia de Orta
Garcia de Orta nasceu em 1501, em Castelo de Vide. Estudou em Espanha tendo-se licenciado em Medicina e Filosofia Natural, sendo mais tarde médico pessoal de D. João III. Filho de pais judeus que tinham sido expulsos de Espanha em 1492, Garcia de Orta embarcou para a Índia, como médico pessoal de Martim Afonso de Sousa, vice-rei da Índia. Em Goa estabeleceu  amizade com Luís de Camões.

Amato Lusitano
Nasceu em Castelo Branco, em 1511 sendo batizado como João Rodrigues. Foi médico e escritor. Estudou medicina em Salamanca, tendo sido pioneiro no estudo científico das plantas ibéricas, estudos que contribuíram para a biologia, farmacopeia e botânica médica. Foi também pioneiro na abordagem clínica da sexologia.

Pedro Nunes
Pedro Nunes nasceu em 1502, em Alcácer do Sal e foi um dos primeiros nomes na difusão e investigação científica do nosso país. Na época dos descobrimentos foi fundamental na instrumentalização das diversas viagens encetadas por tripulações lusas. Sabe-se que tinha ascendência judaica.

Abraão Zacuto
Nasceu em Salamanca, em 1450 onde estudou e se lecionou em astronomia e astrologia. Refugiou-se em Portugal aquando da expulsão dos judeus de Espanha, em 1492.
Em junho de 1493 estava ao serviço de D. João II, tendo sido nomeado Astrónomo e Historiador Real. O seu trabalho foi importante para a ciência náutica, tendo melhorado o astrolábio e melhorado as tábuas astronómicas que serviam de orientação à navegação.
Apesar do seu papel relevante na corte foi expulso de Portugal, tal como todos os que se recusaram converter ao cristianismo.

Leia também

One Thought to “Hoje é Dia Europeu da Cultura Judaica”

  1. Bela homenagem aos judeus!
    Com um dia dedicado a eles.
    Parabéns!

Comments are closed.