Tudo sobre a campanha de vacinação (gripe e covid-19) que arranca a 7 de setembro

vacinas

 

“(…) à data temos como principais objetivos para as próximas estações de Outono/Inverno proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe e mitigando o impacto destas doenças nos serviços se saúde.”, afirmou esta tarde Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, em conferência de imprensa.

Tal como na campanha de vacinação sazonal do ano passado, a vacinação para a covid-19 e para a gripe decorrerá em simultâneo  e destina-se a cerca de 3 milhões de pessoas. Estão previstos 397 pontos de vacinação, estando 2/3 deles localizados em centros de saúde e 1/3 em centros de vacinação.

A duração prevista da campanha será de 100 dias, iniciando-se a 7 de setembro, estando prevista a sua conclusão a 17 de dezembro.

Prevê-se que as vacinas comecem a chegar ao nosso país no próximo dia 6 de setembro, sendo que o processo de vacinação irá iniciar-se em “locais limitados”(em apenas alguns locais em cada ARS), entre eles Mafra, e nos dias 7 e a 8 será alargado a todo o país.

Este ano, a vacinação de reforço de outono será focada na faixa etária com mais de 60 anos e noutros grupos de risco, mas tal como em campanhas anteriores, a vacinação (covid e gripe) inicia-se pelas pessoas com 80 ou mais anos e em pessoas com comorbilidades, sendo recomendada às populações de maior risco “com o objetivo de maximizar a sua proteção nos próximos meses”. Assim, os grupos definidos como prioritários são os seguintes:

Vacinados contra a covid-19:

  • Pessoas com 60 ou mais anos
  • Residentes e profissionais em estabelecimentos residenciais para idosos (ERPI) e na rede nacional de cuidados continuados
  • Pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco
  • Grávidas com 18 ou mais anos e com doenças definidas em norma da DGS
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados

Vacinados contra a gripe:

  • Pessoas com 65 ou mais anos
  • Residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados
  • Crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas
  • Grávidas sem limite de idade
  • Profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados

As vacinas que serão utilizadas contra a covid-19 foram ontem aprovadas pela EMA e são as “vacinas adaptadas” – vacinas que contem, em partes iguais, a estripe original e a variante Ómicron. Estas vacinas tem um perfil de eficiência e segurança adaptadas às atuais variantes da SARS-CoV-2 em circulação.

As vacinas adaptadas destinam-se apenas ao reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos e com a última toma há pelo menos três meses (não sendo aplicadas a quem ainda não iniciou o esquema vacinal primário contra a covid19).

As vacinas da gripe terão este ano, pela primeira vez, uma dose elevada (com uma composição antigénica 4 vezes superior à fórmula padrão), tendo por isso uma eficácia superior.

A convocatória para as pessoas com mais de 80 anos e com comorbilidades iniciou-se hoje e será efetuada como em campanhas anteriores, devendo por isso os utentes aguardar por um contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Graça Freitas apelou à vacinação lembrando que “não nos podemos esquecer nunca que as vacinas salvam vidas.

Leia também