Ericeira | A Procissão das Velas este ano não foi ao Mar [Vídeo]

sboaviagem

 

Ontem à noite alguns milhares de pessoas rumaram à Vila da Ericeira, era noite da tradicional procissão das velas inserida nas festas em honra da Sra. da Boa Viagem, uma noite de animação, que terminou com fogo de artifício.

Voltaremos ao fogo de artifício noutra reportagem e quanto à procissão, este ano não saiu ao mar.

Como sempre acontece, apenas em cima da hora se soube se a procissão ia ou não ao mar e a “culpa” desta eterna indefinição cabe toda às condições do mar. Ontem, o vento e as ondas (que galgavam o pontão) não permitiam que os barcos com os pescadores, as suas famílias (mulheres e crianças) e alguns convidados saíssem ao mar. As opiniões dividiam-se, é certo, mas prevaleceu o bom senso e a decisão de não levar a procissão ao mar, uma vez que não estavam reunidas todas as condições de segurança.

Assim, a procissão desceu até à praia, onde os barcos se perfilaram para receber a bênção, que a crença religiosa afirma, assegurar mais um ano de faina sem acidentes da maior. Tal como estava previsto, as imagens de São Pedro e da Sra. da Boa Viagem subiram aos barcos Pérola Ericeira e Titanic, onde o dignitário católico da freguesia, as benzeu.

Leia também