Temperatura máxima atingida ontem – Previsão de calor até domingo

Fim de semana de calor

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou hoje a informação relativa à persistência de tempo muito quente, em relação ao dia de ontem, 13 de julho.

Assim,de acordo com a observação nas estações da rede IPMA – consideradas 96 estações no continente – verifica-se que em 35 estações foram “ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para este mês”.

Cerca de metade do país registou valores de temperatura máxima do ar, superiores a 40 °C, sendo que os valores mais elevados ocorreram na Lousã (46,3 °C) e em Santarém (4,2 °C ).

Ontem, em Torres Vedras, a temperatura chegou aos 43,3 °C.

Nos primeiros 12 dias de julho, o valor médio da temperatura máxima do ar em Portugal Continental, foi de 32,9 °C e o valor médio da temperatura mínima do ar foi 16,6 °C, valores superiores aos valores normais para a época (respetivamente 28,72 °C e 15,62 °C).
Até à data, o dia mais quente de 2022 foi 12 de julho, com uma temperatura média de 29,4 °C, seguem-se os dias 9 e 8 de julho também eles excecionalmente quentes, em Portugal Continental.

O IPMA prevê uma descida gradual dos valores da temperatura a partir de hoje, 14 de julho, mas as noites tropicais (temperatura mínima acima de 20 °C) mantêm-se, pelo menos na noite de hoje.

Os dias vão continuar muito quentes até domingo, 17 de julho, nas regiões do interior, sendo que nas regiões do litoral registarão uma diminuição já a partir de amanhã (15 de julho).

Leia também