Ericeira | Capela de São Sebastião alvo de reabilitação e restauro

csc

 

A Capela de São Sebastião é uma pequena capela de feição rústica, localizada na Vila da Ericeira, de autor desconhecido, que terá sido construída entre os finais do séc. 15 e o início do séc. 16.

Foi classificada como monumento de interesse público em janeiro de 2018.

cseA Capela foi alvo de reabilitação e restauro, obras promovidas pelo estado, através da Junta de Freguesia da Ericeira e pela paróquia católica da vila.

De acordo com a Junta de freguesia, as obras consistiram na “colocação de novo pavimento de mosaicos cerâmicos iguais aos anteriores, da colocação de nova iluminação, da limpeza total do altar e do revestimento de azulejos das paredes e da cúpula, assim como da reabilitação da sacristia.

Foi também restaurada a imagem de S. Sebastião e a colocação de novas setas, em reposição das que há muito tinham desaparecido, tendo a imagem ficado protegida por uma redoma de vidro acrílico. Foi também restaurada a pianha da Cruz de Cristo.”.
No exterior do monumento foi reparada a parede norte e foi feito o isolamento da cobertura da sacristia. Tendo ficado para reparar “num futuro próximo, todas as restantes fachadas bem como a cúpula exterior de cobertura”.

[Imagens: JFE]

Leia também