Hoje é Dia Mundial da Pizza

Dia mund da Pizza

 

Celebra-se a 10 de julho o Dia Mundial da Pizza.

A pizza tal como a comemos nos dias de hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. No entanto a massa (mistura de farinha com água) em forma de disco assada em forno rústico e com cobertura é uma criação bem mais antiga, acredita-se que a pizza terá surgido com os egípcios há mais de 5 mil anos.

Na altura a massa era apelidada de “pão de abraão” ou “píscea” e era consumida pelos hebreus e egípcios. Os fenícios acrescentavam carne e cebola ao pão, mais os italianos adicionaram tomate, ervas regionais e azeite de oliva à receita. Foram os italianos, em Nápoles, que tornaram a Pizza popular.

Na sua forma original era um prato fechado (como o calzone) tendo ficado conhecido por matar a fome aos pobres no sul de Itália.

Curiosidades sobre a Pizza:

  • A maior pizza do mundo foi feita em Itália, com 40 metros de diâmetro. Recebeu o nome de “Ottavia” em honra ao primeiro imperador romano.
  • A primeira pizzaria de que se tem registo é a Port’Alba em Nápoles (criada em 1738). Ela juntava artistas famosos da época, como por exemplo Alexandre Dumas.
  • Os maiores consumidores de pizza são os norte-americanos e os brasileiros.

Leia também