Hoje é Dia Mundial dos Oceanos

Dia oceanos

 

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho e pretende lembrar a importância dos oceanos enquanto “pulmões do planeta”.

A origem desta data surgiu em 1992, na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, a Rio+20. A data oficial, 8 de junho, foi estabelecida em 2008, pelas Nações Unidas.

A celebração deste dia pretende sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e também com o facto de existir um dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos.

O tema deste ano é “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”.

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra encontra-se coberta pelos oceanos, o que corresponde a 361,9 milhões de quilómetros quadrados. O oceano “Português” tem mais de 2.100 Km de costa.

“Os oceanos produzem 50% do oxigénio do Planeta, sendo por isso reconhecidos como um dos seus pulmões. Além de ser rico em biodiversidade, o oceano é fundamental para a economia e para o desenvolvimento de muitos países; estima-se que mais de 3 mil milhões de pessoas dependem dele para sobreviver.” Greensavers

 

Leia também

One Thought to “Hoje é Dia Mundial dos Oceanos”

  1. É um tesouro na terra a ser preservado!
    Já que é um dos suportes à vida no planeta, e a vida na terra está dependente deles.
    Por isso o crime contra os oceanos tem que acabar.

Comments are closed.