Mafra | Dia do Município – Quem são os Medalhados de 2022?

DIA MUNICIPIO 2022 MEDALHA CAPA

 

No decorrer da sessão solene do dia do Município, tal como anualmente acontece, foram impostas medalhas, este ano foram 5 medalhas de Mérito Municipal e uma medalha de Honra da Vila de Mafra.

E os “medalhados” deste ano foram:

dia municipio 2022 10Medalha de Honra da Vila de Mafra: Alice Vieira

Alice Vieira nasceu em 1943 e iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, sendo uma das escritoras portuguesas mais conhecidas, traduzidas e divulgadas em Portugal e no estrangeiro.

Além de livros juvenis e infantis, publicou inúmeras obras literárias em prosa, poesia, teatro e recolhas de histórias tradicionais. Colabora com o Jornal de Mafra desde 2014.

Alice Vieira recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais. A escritora foi ainda candidata à Assembleia Municipal de Mafra em 2013.

 

dia municipio 2022 9

Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro: João Luís Morgado Silveira

O Brigadeiro-General João Luís Morgado Silveira nasceu em 1965 e conta com 39 anos de serviço no Exército Português. É desde 20 de agosto de 2020 Comandante da Escola das Armas.

Possui vários cursos curriculares de carreira e da sua folha de serviços constam dezassete louvores nacionais e dois internacionais, entre outras medalhas e condecorações.

 

 

dia municipio 2022 8

Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro: Armando José de Amorim Monteiro

Armando José de Amorim Monteiro nasceu em 1955 e é médico. Foi médico de família no Centro de Saúde de Mafra durante vários anos, onde foi diretor entre 2001 e 2003.

Foi coordenador da Unidade de Saúde familiar (USF) Sete Moinhos, instalada na Unidade de Saúde Mafra Leste, na Malveira entre 2017 e maio de 2021.

 

Entre 2005 e 2013 foi vereador da Câmara Municipal de Mafra.

 

dia municipio 2022 7Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro: Rui Cravina

Rui Cravina nasceu em Mafra em 1947 tendo frequentado os Externatos de Mafra e da Malveira.

depois de fazer o serviço militar como miliciano em Portugal e na Guiné Bissau, Rui Cravina, fundou uma empresa de transportes e em 1989 foi um dos fundadores da discoteca S.A. – Sociedade Anónima.

Esteve mais tarde ligado a dois bares de praia até começar a trabalhar na empresa de segurança 2045 onde foi executivo operacional, diretor comercial e, mais tarde, gerente e sócio-gerente.

 

dia municipio 2022 6

Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro: Judite Maria Roque da Silva Duarte

Judite Maria Roque da Silva Duarte nasceu em 1955.

Entre 1983 e 1991 exerceu funções de Adjunta do Governador Civil de Lisboa e em 1992 foi nomeada Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, onde iniciou funções como Chefe de Gabinete entre 1999 e 2022, totalizando 30 anos ao serviço da autarquia de Mafra.

 

 

 

dia municipio 2022 5Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro: Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural da Igreja Nova

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural da Igreja Nova foi fundado em 6 de abril de 1947 e nasceu da união entre duas associações criadas na localidade, designadamente: o Clube Desportivo, vocacionado para a promoção da prática da atividade física, e a Sociedade, mais direcionada para a organização de eventos culturais.

Nos dias de hoje, do ponto de vista desportivo, o Grupo conta com todos os escalões do futebol de formação (petizes, traquinas, benjamins, infantis e iniciados), bem como com os escalões de desenvolvimento (juvenis e juniores), reunindo mais de 130 crianças e jovens.

Culturalmente, tem vindo a proporcionar aos seus associados momentos de confraternização.

Leia também