Cinema | Estreias da Semana – 26 de maio 2022

Cinema

 

Estreias da Semana – 26 de maio 2022

 

f1 3As Lições de Persa

Título original: Persian Lessons
De: Vadim Perelman
Com: Nahuel Pérez Biscayart, Lars Eidinger, Jonas Nay
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: ALE/RUS, 2020, Cores, 127 min

França ocupada, 1942. Gilles é preso por soldados das SS, juntamente com outros judeus, e enviado para um campo de concentração na Alemanha. Contudo, consegue evitar por pouco a execução imediata, jurando aos guardas que não é judeu, mas persa. Essa mentira salva-o temporariamente, mas Gilles é encarregado de uma missão de vida ou morte: ensinar farsi a Koch, o diretor do campo, que tem o sonho de abrir um restaurante no Irão quando a guerra acabar. Através de um truque engenhoso, Gilles consegue sobreviver inventando palavras em “farsi” todos os dias e ensinando-as a Koch. A relação especial entre os dois homens desperta a inveja de outros prisioneiros e guardas das SS em relação a Gilles.

 


f2 3Mar Infinito

Título original: Mar Infinito
De: Carlos Amaral
Com: Nuno Nolasco, Maria Leite, Paulo Calatré, António Durães, Pedro Galiza
Género: Drama, Ficção Científica
Classificação: M/14
Outros dados: POR, 2021, Cores, 78 min.

Numa existência paralela, Pedro batalha para se juntar ao êxodo humano rumo a outro planeta. Ele vive assolado por sonhos e frustrações de ser deixado para trás até que conhece Eva, que desafia os seus objectivos. Mas é num planeta inundado que ele acaba sozinho, a procurá-la, ao mesmo tempo que é confrontado com o propósito da sua viagem.

 


f3 3O Mundo da Lua

Título original: Moonbound
De: Ali Samadi Ahadi
Com: Jacob Banigan (Voz), Stephan Benson (Voz), David Daria (Voz), Gerti Drassl (Voz)
Género: Animação
Classificação: M/6
Outros dados: Áustria/ALE, 2021, Cores, 85 min

Quando se lança numa viagem mágica para resgatar a irmã mais nova, Anne, Peter tem de viajar até território desconhecido: a Lua! Anne foi raptada pelo malvado Homem da Lua quando tentava ajudar o besouro Sr. ZumZum a procurar a esposa. Na sua fantástica aventura, Peter aterra na Planície Estrelada onde conhece o sonolento João Pestana. Ele sabe que apenas no banquete da Fada da Noite, no seu castelo nas nuvens, poderão descobrir onde está Anne, mas não há lugar à mesa para todos. Por isso, entram numa corrida alucinante pela Via Láctea contra os cinco Espíritos da Natureza: o Gigante Trovoada, a Bruxa Faiscante, o Gastão Granizo, o Dário Dilúvio e a Mãe Geada…


f4 2Top Gun: Maverick

Título original: Top Gun: Maverick
De: Joseph Kosinski
Com: Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller, Val Kilmer, Ed Harris, Jon Hamm
Género: Drama, Acção
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/China, 2022, Cores, 131 min

Após mais de 30 anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) está onde deveria estar: a voar nos limites como piloto de testes e a evitar uma subida na hierarquia que o faria deixar de voar. Quando se encontra a treinar um destacamento de graduados Top Gun para uma missão especializada que nenhum piloto vivo alguma vez viu, Maverick encontra o Tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), nome de código “Rooster”, filho do falecido amigo de Maverick, o Tenente Nick Bradshaw, nome de código “Goose”. Face a um futuro incerto e confrontado com fantasmas do passado, Maverick é obrigado a enfrentar os seus medos mais profundos, culminando numa missão que exige o sacrifício daqueles que forem escolhidos para voar nela.

 


f5 2Uma Livraria em Paris

Título original: Il materiale emotivo
De: Sergio Castellitto
Com: Sergio Castellitto, Bérénice Bejo, Matilda De Angelis, Clementino
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/FRA/ITA, 2021, Cores, 89 min

Vincenzo divide as suas atenções e tempo entre a livraria da qual é dono em Paris e a sua filha Albertine, forçada a permanecer em casa após um acidente há alguns anos atrás. Um dia, Yolande, uma jovem mulher exuberante, excêntrica, divertida e bela, entra de rompante na loja de Vincenzo. Encantado pela sua energia vital, o homem volta a sentir emoções que tinha feito por esquecer há muitos anos, e que o farão questionar a sua postura melancólica e quase suspensa de encarar a vida. Uma história íntima, poética e tocante, escrita pelo maestro do cinema italiano Ettore Scola.

 


f6 1Vê Por Mim

Título original: Mira por Mí
De: Randall Okita
Com: Skyler Davenport, Natalie Brown, Matthew Gouveia, Laura Vandervoort
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: CAN, 2021, Cores, 92 min

Sophie, uma jovem cega, é contratada para tomar conta de uma mansão enquanto os donos estão fora, mas num piscar de olhos este trabalho tranquilo transforma-se num pesadelo quando três ladrões invadem a casa à procura de um esconderijo. A sua única forma de defesa é uma aplicação chamada “Vê Por Mim” que se conecta a um voluntário do outro lado do país que a ajuda a sobreviver ao ver por si. Com a ajuda de Kelly, uma veterana do exército, que passa o dia a jogar jogos de guerra, Sophie tenta sobreviver na escuridão. Sophie vai precisar de toda a ajuda possível – mas no final o que parecia ser uma adolescente cega indefesa, poderá revelar-se muito mais do que isso.

 


 

Leia também