Ericeira | Confraria do Peixe, Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo entronizou novos confrades

conf

 

Contando com a presença de Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas e membro da Confraria do Peixe teve hoje lugar na Casa de Cultura da Ericeira, o IV Capítulo da “Confraria do Peixe Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo”.

Nesta sessão foram entronizados 13 novos membros, entre eles, Hélder Silva, presidente da Câmara de Mafra, Pedro Silva, vereador da Câmara de Mafra e Filipe Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Mafra.

Dos protocolares discursos que pontuam sempre estas cerimónias destacam-se as palavras de Teresa Coelho, que realçou a importância social da pesca sublinhada pela declaração deste ano, pela FAO, como Ano Internacional da Pequena Pesca e da Pequena Agricultura e a adoção de planos plurianuais de dragagens dos portos nacionais.

Hélder Silva, no tom informal que o carateriza, mas desta vez apoiado num discurso escrito, realçou a necessidade de avançar para a certificação do pescado e aproveitou a presença da secretária de estado das pescas para lembrar a necessidade de proceder à construção do molhe sul da praia dos pescadores. A esta perenção respondeu Teresa Coelho, com um diplomático “corte para canto”.

Os trabalhos prosseguiram depois com intervenções dedicadas à Certificação do pescado.

Leia também