Hoje é Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Dia Cruz Vermelha

 

Celebra-se anualmente a 8 de maio o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Celebra-se a 8 de maio por ser a data do aniversário de nascimento do seu fundador, Henry Dunant.

A Cruz Vermelha foi criada em 1863 e é a maior organização humanitária do mundo, contando com cerca de 97 milhões de voluntários, em 190 países.

A organização tem como 7 princípios: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

Em fevereiro de 1865, o médico José António Marques criou a Cruz Vermelha Portuguesa que, à data, se chamava “Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra”.
Atualmente a Cruz Vermelha Portuguesa conta com mais de 5000 voluntários e mais de 2000 colaboradores.

“Na Cruz Vermelha, voluntários e colaboradores, em trabalho complementar e articulado, constituem a verdadeira força armada da Instituição. São, uns e outros, o rosto da esperança para tantas e tantas pessoas vulneráveis. São a promessa tornada realidade de que os dias podem sempre melhorar. Conferir dignidade e aliviar sofrimento é o objetivo dos voluntários e dos colaboradores da Cruz Vermelha que, todos os dias, vestem a camisola por uma sociedade mais justa e desenvolvida.”
Ana Jorge, Presidente Nacional da Cruz Vermelha.

 

Hoje é ainda Dia Mundial da Segurança Social e Dia Mundial do Cancro do Ovário.

[Imagem na capa da CVP/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também