Hoje é Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante (8 pessoas morreram na estrada em apenas uma semana)

Dia transito e cortesia na estrada

 

Assinala-se hoje, 5 de maio, o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante.

O objetivo deste dia é sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes e proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.

Como a estrada pertence a todos, a cortesia ao volante é dever de qualquer condutor respeitar os limites de velocidade, prioridades e cedência de passagem, bem como fazer sinais de mudança de trajetória, entre outros comportamentos.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária apresentou esta semana o balanço da campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa” que se realizou entre 26 de abril e 2 de maio.

Durante a campanha, as forças de segurança fiscalizaram 2.004.836 veículos em controlo de velocidade por radar, tendo sido detetados 14.586 a circular com excesso de velocidade em Portugal continental.

Entre 26 de abril a 2 de maio foram registados um total de 1.831 acidentes, dos quais resultaram 8 vítimas mortais, 28 feridos graves e 419 feridos leves.

As 8 vítimas mortais, 7 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, tinham idades entre 21 e 83 anos, tendo os acidentes que originaram estas vítimas mortais ocorrido nos distritos de Bragança, Braga, Aveiro (2), Viseu (2), Lisboa e Beja. Estas vítimas resultaram de 3 colisões (3 motociclos com velocípede e veículos ligeiros), 2 despistes (1 ligeiro e 1 motociclo) e 3 atropelamentos de peões.

 

Leia também