Sintra | Edifício do Antigo Hospital da Misericórdia está há um ano à venda numa imobiliária

Sintra

 

Localizado no coração da vila histórica de Sintra, no Largo Rainha Dona Amélia junto ao Palácio Nacional de Sintra, o edifício do antigo Hospital da Misericórdia está à venda há mais de um ano sem encontrar compradores.

Com “uma vista lindíssima sendo possível ver no alto da serra o Castelo de Sintra, popularmente conhecido como ‘Castelo dos Mouros’” o edifício é constituído por 3 pisos, sótão e cave num total 1243 m² de área útil (Cave (-1) – 244 m2, Piso 1 – 574 m2, Piso 2 – 479 m2, Piso 3 – 396 m2, Sótão – 220 m2) e uma área bruta de construção de 1996 m.

De acordo com a imobiliária onde se encontra à venda “foi recém restaurado com uma infraestrutura para receber uma clínica” e “pode ser igualmente adaptado para um hotel”.

Este imóvel tem duas unidades comerciais anexados e uma igreja histórica de arquitetura tradicional portuguesa do Século XVII.

Foi colocado à venda por 5 milhões de euros, mas agora encontra-se à venda por 3 800 000 €.

Hospital do Santo Espírito e Gafaria (estabelecimento para tratamento de leprosos) de Sintra foram anexados em 1545, à Santa Casa da Misericórdia de Sintra, por carta e alvará régios de D. João III.

O Hospital da Misericórdia encerrou na década de 1980 por já não reunir as condições mínimas de funcionamento.

Em 2002, a Misericórdia ainda iniciou um projeto para reabrir o hospital, mas em 2008 existiam dúvidas sobre a rentabilização do investimento e o antigo hospital da vila acabou cedido ao banco Efisa para saldar dívidas.

Em 2016 o antigo edifício da Misericórdia terá sido foi vendido, desconhecendo-se a quem.

Leia também