Acessibilidades ao Palácio Nacional de Mafra e à sua Basílica – Ponto da situação

Jornal de Mafra 2019.02.07 17h06m25s 002

 

A pesar do Palácio Nacional de Mafra e à sua Basílica serem um dos monumentos nacionais mais visitados anualmente (4.º lugar dos mais visitados em 2021), o edifício continua a debater-se com vários problemas, nomeadamente, de acessibilidade.

Os problemas de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida não são de hoje, mas segundo declarações ao JM, de Sérgio Gorjão Diretor do Palácio Nacional de Mafra “esse processo está a andar e está bastante avançado”.

O concurso público para a instalação de ascensor na Ala Norte do Palácio Nacional de Mafra abriu em junho do ano passado e a adjudicação ocorreu em dezembro.

A instalação do Museu da Música no Palácio Nacional de Mafra poderia acelerar a instalação do elevador do edifício, mas aparentemente parece estar a atrasá-la. Em recente entrevista ao Jornal de Mafra, Sérgio Gorjão afirmou que “o elevador vai funcionar numa zona que terá de ser posteriormente intervencionada para servir o Museu Nacional da Música, razão pela qual, por agora, ter o elevador a funcionar criaria muitos problemas”.

Quanto à plataforma há de permitir o acesso à Basílica, a pessoas com mobilidade reduzida, o contrato foi adjudicado em setembro do ano passado e citando o atual diretor do palácio, “a plataforma está já a ser construída e muito brevemente será uma realidade”, estando ainda a ser revista “a gestão desse acesso merece ainda alguma reflexão, porque não basta dispor da plataforma, é preciso que tudo à sua volta esteja a funcionar”.

 

Leia também