PSP detém assaltante que atuava em Mafra

Homem barricado

 

Segundo a PSP, foi detido na semana passada em Tomar, um individuo cadastrado, de 37 anos, que terá assaltado mais de uma dezena de estabelecimentos comerciais de norte a sul do país e furtado artigos avaliados em 170 mil euros.

O detido encontrava-se em liberdade condicional desde 2019, já havia “cumprido pena de prisão efetiva por assaltos” tendo sido “condenado em cúmulo jurídico a 19 anos de prisão efetiva”.

O comunicado da PSP refere que: “a larga dispersão territorial que o suspeito tinha, ao selecionar os estabelecimentos comerciais para os assaltar, era demonstrativa do grau de confiança que tinha em continuar nesta conduta criminosa. A título de exemplo, este suspeito furtou ou tentou furtar estabelecimentos nas seguintes zonas: Lisboa, Coimbra, Mafra, Caldas da Rainha, Tomar, Entroncamento, Fátima, Figueira da Foz, Braga, entre outras”.

O modo de atuação passava pelo estudo prévio dos locais/estabelecimentos comerciais (normalmente ourivesarias e estabelecimentos de operadoras de comunicações) que, na maioria das vezes, iria assaltar durante a madrugada.

O homem foi detido pela PSP, após ter assaltado um estabelecimento comercial em Tomar, tendo ainda na sua posse alguns objetos furtados.
Posteriormente realizaram-ses buscas domiciliárias e não domiciliárias tendo sido possível recuperar todas as ferramentas que usava nos assaltos, das quais se destaca um detetor de frequências e uma taser.

Depois de presente a tribunal para o primeiro interrogatório judicial ficou em prisão preventiva.

Leia também