Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Livro infantil

 

O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens ali(IBBY), em 1967 e celebra-se anualmente a 2 de abril.

Criado para homenagear o escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo – O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Polegarzinha), o IBBY escolheu o dia 2 de abril para celebrar a data por ser o dia do aniversário do nascimento do autor.

A criação do dia pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na infância.

Existem inúmeros livros infantis de escritores nacionais e estrangeiros, entre eles Sophia de Mello Breyner Andresen, Hans Christian Andersen, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luís Sepúlveda, entre muitos outros.

Anualmente, o IBBY convida um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano o país escolhido foi o Canadá e o texto é da autoria de Richard Van Camp.

Histórias são asas que nos ajudam a planar todos os dias

Ler é liberdade. Ler é respirar.

Ler deixa-nos ver o mundo de uma outra forma e convida-nos para mundos
que nunca vamos querer abandonar.

Ler permite que o nosso pensamento sonhe.

Dizem que os livros são amigos para a vida, e eu concordo.

O nosso universo perfeito só cresce quando lemos.

Histórias são asas que nos ajudam a planar todos os dias, por isso escolhe os livros que te falem ao espírito, ao coração, ao pensamento.

Histórias são remédios. Elas curam. Elas confortam. Elas inspiram. Elas ensinam.

Abençoados os contadores de histórias e os leitores e os ouvintes.

Abençoados sejam os livros. Eles são o remédio para um mundo melhor e mais brilhante.

Mahsi cho. Muito obrigado.

Texto de Richard Van Camp (tradução de Maria Carlos Loureiro)

O cartaz português é da autoria de André Carrilho – vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2021 – transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar.

lic

[Imagem na capa: a partir do cartaz]

Leia também