10 milhões de euros de investimento nas Matas Nacionais Públicas (Mata Nacional do Bussaco, Tapada Nacional de Mafra e Herdade da Contenda)

TAPADA MAFRA

 

O governo anunciou na 3.ª feira que está aberto “um aviso com um montante global de 10 milhões de euros, destinado a financiar investimentos nas Matas Públicas”. As Matas Nacionais geridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que são: a Mata Nacional do Bussaco, a Tapada Nacional de Mafra e a Herdade da Contenda.

De acordo com o governo “estas verbas irão apoiar a 100% ações de arborização e de rearborização, de aproveitamento de regeneração natural, de controlo de espécies invasoras lenhosas, de gestão de combustível ou de construção e manutenção de infraestruturas florestais (rede viária, rede divisional e pontos de água)”.

Pretende-se “com estas ações reduzir as vulnerabilidades do território, designadamente a perigosidade de incêndio rural, contribuindo para o aumento dos bens e serviços de ecossistema produzidos e para a diversificação e multifuncionalidade destes territórios”.

Os 10 milhões de euros fazem parte das verbas do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU alocadas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática. O REACT-EU é gerido diretamente pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e já disponibilizou avisos com a dotação global de 45 milhões de euros de investimento para intervenções na dimensão de Resiliência dos Territórios face ao Risco.

Leia também