Surf | Teresa Bonvalot vence em Israel e conquista título europeu de surf

WSL

 

Terminou, hoje em Kontiki Beach, Netanya, Israel, o Seat Pro Netanya e o dia não podia ter corrido melhor à surfista portuguesa Teresa Bonvalot. Para além de ter vencido a prova feminina, conquista o título europeu de surf e ainda uma vaga nas Challenger Series 2022 que dão acesso ao circuito mundial de 2023.

Na final desta manhã frente à basca Nadia Erostarbe, Teresa Bonvalot conseguiu uma onda de 9,63 pontos, a melhor de todo o evento (incluindo a prova masculina).

Teresa Bonvalot alcançou hoje a sua 3.ª vitória no circuito WQS

Apesar de faltar ainda uma etapa para o final do circuito – que se irá realizar na Caparica –  a surfista de Cascais já garantiu matematicamente o título europeu – na prova da Caparica estão em disputa 1000 pontos e Teresa com 6150 pontos no ranking tem as adversárias mais diretas a somarem apenas 3600 pontos.

Na vice-liderança do ranking europeu estão duas portuguesas Kika Veselko e Mafalda Lopes, que dividem o posto com a basca Nadia Erostarbe.

Com uma campeã europeia e duas vice-campeãs, Portugal praticamente assegurou três das sete vagas femininas para o circuito Challenger Series 2022. Também Yolanda Hopkins, atualmente no 8.º posto do ranking pode ainda conseguir uma das vagas da Challenger Series.

Na prova masculina, Guilherme Fonseca foi o melhor surfista luso em Israel, ao conseguir o 9.º lugar, sendo que o melhor português do ranking é Francisco Almeida, no 15.º lugar.

Vasco Ribeiro, campeão nacional e europeu em título, que falhou a etapa israelita por lesão, é atualmente 20.º posto do ranking, posto que ainda pode melhor nas etapas da Caparica e de Santa Cruz, ambas de estatuto QS3000 (3000 pontos cada). No entanto, Vasco Ribeiro deverá estar seguro no circuito Challenger Series, através de wildcard (convite) da WSL (World Surf League).

Leia também