Torres Vedras | Câmara municipal apoia o acolhimento e a integração de cerca de 120 migrantes ucranianos

AUTV

 

Em comunicado, a Câmara Municipal de Torres Vedras, refere, ter “acompanhado a crise humanitária resultante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro de 2022” e fez um balanço do que se tem sido feito no concelho desde o início do conflito.

Até ao momento, cerca de 120 cidadãos ucranianos, na sua maioria mulheres, já recorreram aos serviços da autarquia, para apoio à regularização de migração, apoio alimentar extraordinário e encaminhamento para inscrição no Centro de Emprego e no curso de língua de acolhimento.

Estes cidadãos são na maioria adultos, existindo, no entanto, também crianças, tendo as escolas do concelho registado já 19 pedidos formais de acolhimento de alunos.

A Câmara Municipal de Torres Vedras criou a Linha SOS Ucrânia, uma linha gratuita cujo objetivo é apoiar estes cidadãos. Esta linha funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h30 e está disponível através do número 800 200 066 e do e-mail sosucrania@cm-tvedras.pt.

Os serviços municipais da câmara de Torres Vedras efetuam um levantamento do número de refugiados no Concelho, estando a ser criada uma bolsa de alojamentos e em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma bolsa de emprego para estes refugiados.

Desde o início do conflito, que no concelho já foi realizada uma recolha de bens nas juntas de freguesia e nas escolas tendo sido efetuada uma expedição, no dia 8 de março, de quatro camiões TIR para a Polónia. No mesmo dia partiu também um autocarro da Câmara Municipal levando artigos de primeira necessidade e que regressou trazendo para Portugal 51 refugiados ucranianos.

A autarquia refere ainda que “a recolha de artigos no Concelho motivou a criação de um Centro Municipal SOS Ucrânia”, centro no qual “são rececionados, inventariados e armazenados os bens que são enviados para os países vizinhos da Ucrânia ou distribuídos pelas famílias acolhidas no Concelho”.

[Imagem: CMTV]

Leia também