Governo prolonga apoio de 20 euros em abril no Autovoucher na próxima semana gasóleo fica mais caro que a gasolina

combustiveis

O Autovoucher foi lançado em novembro de 2021 com uma duração prevista de 5 meses, terminando neste mês de março de 2022.

Com a subida de preços que se tem registado nas últimas semanas provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, o governo decidira prolongar a medida até ao final deste mês e hoje anunciou que decidiu manter o Autovoucher por mais um mês (abril 2022) com os mesmos moldes aplicados neste mês (março 2022).

Segundo o despacho hoje publicado “o montante mensal do benefício ‘AUTOvoucher’ é de € 0,40 por litro de combustível × 50 litros de combustível”, assim, no próximo mês (abril 2022) vai manter-se o apoio de 40 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros de combustível no âmbito do programa Autovocher, sendo que, na prática, isto se traduz num reembolso de 20 euros com o primeiro abastecimento, durante o próximo mês de abril.

Visto que a previsão aponta para uma nova subida dos preços dos combustíveis na próxima semana, o governo voltou a rever a portaria sobre o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), tendo o Ministério das Finanças anunciado que ISP vai baixar 1,3 cêntimos por litro de gasóleo. O ISP da gasolina não sofrerá variações esta semana.

Na próxima semana, o gasóleo ficará cerca de 3 cêntimos mais caro do que a gasolina, prevendo-se que o gasóleo passe a custar 2,014 euros por litro e a gasolina passe a custar 1,987 euros por litro.

Leia também