As poeiras do Saara estão de volta a Portugal Continental

chuvas de Lama

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou hoje que está previsto a ocorrência de um novo “episódio de poeiras sobre Portugal Continental”, que poderá ser “mais notório entre o final de dia 24 e o início de dia 26 de março”.

O comunicado refere ainda que “a concentração de poeiras prevista é muito inferior à ocorrida na semana passada” podendo ser “caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica”. Os aguaceiros previstos para os próximos dias também irão ajudar a “reduzir a concentração de poeiras junto à superfície, tornando este episódio pouco visível em diversas zonas do país”.

A situação provocada por “uma depressão localizada a sudoeste do território do Continente” que se irá deslocar “progressivamente para leste, levando à alteração do padrão de circulação”.

O IPMA prevê que “no dia 26 de março a concentração de poeiras será já muito baixa e poder-se-á considerar este episódio concluído”.

Leia também