Centenário do Carnaval de Torres celebrado entre entre 17 de fevereiro de 2023 até 14 de fevereiro de 2024

Carnaval

 

Agora, que o Carnaval de 2022 já foi “enterrado” (4.ª feira foi dia de enterro do entrudo) e que todos temos a esperança de que em 2023 a vida tenha regressado na sua totalidade à normalidade, começam a surgir planos para o Carnaval de 2023. Em Torres Vedras, o Carnaval de 2023 será de festa em duplicado, pois para além do regresso do “Carnaval normal” o Carnaval mais português de Portugal celebrará os seus 100 anos.

A organização do Carnaval de Torres anunciou na passada 4.ª feira, que as comemorações dos 100 anos se irão ocorrer entre 17 de fevereiro de 2023 até 14 de fevereiro de 2024.

Ainda pouco se sabe, mas as comemorações do centenário vão contar com cerimónias “oficiais e a comemoração de momentos relacionados com a história do Carnaval de Torres Vedras; a edição e a divulgação de textos histórico-científicos e a promoção de debates e conferências sobre o Carnaval; a organização de exposições e manifestações artísticas dedicadas ao Carnaval; a realização de intervenções marcantes no espaço público, de carácter urbanístico, cultural e artístico; a realização de iniciativas festivas de carácter popular; a realização de iniciativas que envolvam a participação das instituições do sistema educativo; e a homenagem pública aos principais intervenientes (…)”.

O programa definitivo das comemorações será aprovado até setembro deste ano, em reunião de Câmara e estão previstas sessões participativas para que a população possa deixar as suas sugestões e contributos para a construção do programa. A presidente da câmara referiu ainda: “queremos que esta comemoração seja feita e sentida por todos os torrienses”, uma vez que o Carnaval de Torres Vedras “é de todos os torrienses e feito por todos os torrienses”.

Ainda não é conhecido o tema do Carnaval do próximo ano nem o orçamento previsto, embora Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, tenha referido que uma parte dele será disponibilizado pela autarquia, mas procurar-se-ão mecenas e outros apoios.

Para preparar as comemorações irão ser constituídas as seguintes entidades:

– uma comissão executiva (composta por dirigentes da Câmara Municipal e da empresa municipal Promotorres, que terá como missão preparar, organizar e coordenar as atividades).

– uma comissão consultiva (composta por individualidades da sociedade civil, nomeadamente por representantes das associações carnavalescas locais e por um número previamente determinado de outras personalidades de reconhecido mérito e relevância para o Carnaval de Torres Vedras, que acompanhará a planificação e a execução das ações a levar a cabo), a que estará afeta uma subcomissão científica e cultural (composta por professores e investigadores, que garantirá o rigor científico e o interesse cultural das diversas atividades que serão realizadas).

– uma comissão de honra que deverá ter entre os elementos o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na sessão de apresentação, que decorreu no Centro de Artes e Criatividade estiveram presentes, entre outros, membros de associações carnavalescas, o executivo municipal e o conselho de administração da Promotorres.

Leia também