Quartel Electrão | Bombeiros Voluntários da Ericeira recebem 82€ pela recolha de equipamentos elétricos usados

bel

 

Decorreu entre janeiro e novembro de 2021, a 6.ª edição do quartel Electrão, na qual participaram 17 associações humanitárias do distrito de Lisboa, entre eles os Bombeiros Voluntários da Ericeira.

Estas 17 associações recolheram 176.517 quilos de equipamentos elétricos usados, 2.056 quilos de pilhas e 1.408 quilos de lâmpadas.

As associações recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos recolhida, tendo as associações humanitárias do distrito de Lisboa recebido 13.499 euros. Os Bombeiros da Ericeira arrecadaram 82 € resultantes de equipamentos elétricos usados recolhidos.

Nesta campanha, os bombeiros portugueses atingiram a nível nacional, 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos elétricos usados.

O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, refere que “o valor de 2021 representa um aumento de 19 por cento face a 2020. Nesse ano, apesar da pandemia, os bombeiros já tinham atingido um recorde de 2.029 toneladas de equipamentos. Este entusiamo resulta também da crescente preocupação ambiental do cidadão anónimo que escolhe entregar as suas pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados nos bombeiros locais, ajudando-os ao mesmo tempo a ganhar equipamentos de protecção individual, combustível e até viaturas”.

A 7.ª edição do “Quartel Electrão arrancou no mês passado e as associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, em simultâneo, a ganhar prémios.

[Imagens: Eletrão]

Leia também