Torres Vedras | Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras foi já consignado

pgf

 

Decorreu esta semana a cerimónia de assinatura do auto de consignação para a execução da obra de reabilitação do antigo posto da guarda fiscal de Porto Novo para a criação no mesmo do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras.

A cerimónia contou com a presença de José Carlos Ferreira, representante do MARE – polo NOVA e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Graça Martinho, em representação do reitor da Universidade Nova de Lisboa, e coordenadora do MARE – polo NOVA, Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, entre outras entidades.

De acordo com a autarquia a atividade deste centro assentará em quatro eixos:

  • capacitar os estudantes com os fundamentos e conceitos mais recentes e as estratégias, técnicas e métodos mais inovadores de literacia oceânica e costeira;
  • proporcionar a investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras através do acolhimento de estudantes de mestrado e doutoramento;
  • acolher a realização de ações de educação-ação e de workshops e programas de sensibilização e educação cívica e ecológica nas áreas temáticas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, assim como do património e da cultura marítima;
  • partilhar conhecimento relativo à valorização e conservação dos recursos costeiros, bem como ao património natural e cultural do litoral do Concelho.

A coordenação científica e técnica do Centro será assegurada pela Universidade Nova de Lisboa e terá o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (polo NOVA) como centro de investigação de suporte. O Centro concretiza a Estratégia de Desenvolvimento Local ecoMAR, e vai ter como área de incidência a zona costeira dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã.

A obra de reabilitação do antigo posto da guarda fiscal de Porto Novo para a criação do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras representa um investimento de cerca de 216 mil euros – suportado em cerca de 170 mil euros pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas – e deverá estar concluída no final do ano.

O antigo posto da guarda fiscal de Porto Novo é propriedade do Estado e a Câmara Municipal de Torres Vedras o cessionário do respetivo imóvel.

[Imagem: CMTV]

Leia também