Vacinação da gripe alargada a pessoas com mais de 50 anos

Vacinagripe

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu ontem alargar a vacinação contra a gripe às pessoas com mais de 50 anos.
Trata-se de uma medida de caráter excecional, perante o contexto da pandemia, e justifica-se numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas.

Desde o dia 1 de setembro de 2021 que Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe (484.826 em Farmácias). A maior parte da população vulnerável e prioritária já se encontra vacinada, uma vez que mais de 1,7 milhões de pessoas acima dos 65 anos já receberam a vacina.

O alargamento já foi comunicado às Administrações Regionais de Saúde e tem efeito imediato. Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiares serão reforçadas no stock de vacinas da gripe por forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica.

Os cidadãos podem vacinar-se através da modalidade de Casa Aberta, tirando uma senha digital ou através do autoagendamento em https://covid19.minsaude.pt/pedido-de-agendamento .

A DGS recorda que “a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte”. E reforça o apelo para que “as pessoas que ainda não estão vacinadas procedam ao seu agendamento”.

Leia também