IPMA prevê tempo seco e frio para os próximos dias

Tempo Frio

 

O transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu, associada a um anticiclone localizado sobre as ilhas Britânicas apontam para “continuação de tempo seco, e relativamente frio”.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para “uma descida da temperatura mínima no dia 22” em especial nas regiões Norte e Centro.

O comunicam do IPMA refere que “a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 1 e 5°C, sendo ligeiramente superior na faixa costeira, e inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores da ordem de -2 a -5°C.
A temperatura máxima deverá variar entre 10 e 15°C nas regiões Norte e Centro, sendo entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve, e inferiores a 10°C no nordeste transmontano e Beira Alta.
Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento ainda no dia 22, que soprará do quadrante leste, moderado a forte nas terras altas e temporariamente na faixa costeira, o que fará aumentar o desconforto térmico.
Haverá formação de geada, em especial no interior e nos vales abrigados do litoral.”.

Dada a situação o IPMA emitiu avisos de tempo frio, para 15 distritos do território continental – ficando de fora apenas os distritos de Lisboa, Beja e Faro- para os dias 22 e 23 de janeiro.

Válido entre 2022-01-21 17:30:00 e 2022-01-24 23:59:00

Leia também