Torres Vedras | Praias de Santa Rita Norte, Formosa e Porto Novo receberam Certificados Internacionais do Programa Bandeira Azul

Praia Formosa

 

Decorreu na passada 6.ª feira, Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, a cerimónia comemorativa dos 35 anos da Bandeira Azul.

Na cerimónia foram entregues certificados Internacionais de Participação no Programa Bandeira Azul atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE).

O Município de Torres Vedras participa neste programa desde 1989 e recebeu a certificação Internacional de Participação no Programa Bandeira Azul, atribuído às praias de Santa Rita Norte (15 anos), Formosa (10 anos) e Porto Novo (5 anos).

Também o concessionário do apoio de praia da Praia Centro foi distinguido na cerimónia, tendo ficado em primeiro lugar no “Amar a Praia – Concurso de Práticas Sustentáveis”, promovido pela ABAE, com o projeto “Conhecer e proteger é a minha praia”, projeto que contou com a participação do Externato de Penafirme (Escola Azul) e com o apoio do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, e teve por objetivo promover a identificação e valorização das espécies autóctones na recuperação de sistemas dunares e a construção de uma área de floreiras com a plantação de plantas dunares.

O “Programa Bandeira Azul” é uma iniciativa dinamizada pela Associação Bandeira Azul da Europa destinada a promover a educação para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a associação “ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.”.

 

Leia também