ATENÇÃO | Termina a 31 de dezembro a validade dos documentos cujo prazo foi alargado em período pandémico

 

Nos últimos 8 sábados, entre 2 de outubro e 20 de novembro, nos balcões das 9 Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça, que estiveram em funcionamento na modalidade de Casa Aberta foram realizados cerca de 50.000 atendimentos para pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão (CC) e para pedido e entrega do Passaporte.

Esta iniciativa envolveu cerca de 250 trabalhadores e resultou do esforço de cooperação entre o Instituto de Registos e Notariado (IRN) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), para fazer face às pendências acumuladas durante o período pandémico.

Entre 1 de outubro e 20 de novembro foram renovados um total de 402.230 Cartões de Cidadão, entregues 502.778 cartões de cidadão e pedidos 78.398 passaportes, na modalidade de Casa Aberta.

Uma vez que os documentos, cuja validade tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, só são aceites até 31 de dezembro deste ano, os serviços vão continuar a funcionar em horário alargado – 2.ª a 6.ª feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h-, entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, nas Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e nos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa.

Desde dia de 1 de novembro, que o IRN passou a funcionar no modelo de atendimento espontâneo sem agendamento na grande maioria dos seus balcões.

Os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, podem optar pela renovação automática do CC, sendo o mesmo enviado por correio para a respetiva morada. A renovação por esta via já permitiu que mais de 600.000 cidadãos renovassem o CC sem necessidade de se deslocarem a qualquer balcão.

 

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