Torres Vedras é o 1.º município português a conquistar o “Prémio Dosta!” atribuído pelo Conselho da Europa

tv 1

 

Foram atribuídos na passada 4.ª feira, em Estrasburgo, na França, pelo Conselho da Europa, os Prémio Dosta!, entre os vencedores está o município de Torres Vedras, que recebe este prémio internacional pela integração da comunidade cigana.

O prémio Dosta! é atribuído pelo Congresso de Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa desde 2007 e Torres Vedras é o primeiro município português a receber esta distinção.

De acordo com o município de Torres Vedras a “distinção tem em conta a implementação do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana (PLICC) de Torres Vedras, que promove a participação ativa e a integração daquela comunidade, plano que inclui áreas como habitação, educação, cultura, formação e emprego.

Ana Umbelino, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, esteve em França a receber o prémio e dedicou esta distinção “a todos os ativistas ciganos, em especial, às mulheres que fazem ouvir as suas vozes e constituem uma fonte de inspiração pelas suas histórias de resistência e superação”.

O PLICC surgiu no âmbito do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal enquanto parceira da rede “ROMED2”, que trouxe em 2019 uma comitiva do Conselho da Europa a visitar o concelho para conhecer o trabalho desenvolvido neste âmbito e ainda uma outra comitiva constituída por membros do Alto Comissariado para as Migrações.

Além de Torres Vedras, foram ainda distinguidos os municípios de Argostoli, na Grécia, e de Salford, no Reino Unido.

 

[Imagem: CMTV]

Leia também