Ericeira | Secretária de Estado do Ambiente visitou uma das máquinas do projeto “Mafra reciclar a valer +”

se er

 

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, visitou ontem uma superfície comercial da Ericeira onde se encontra instalada uma das 12 máquinas de recolha de embalagens incluídas projeto “Mafra Reciclar a Valer +”.

O “MAFRA Reciclar a Valer +” é um projeto que pretende promover a recolha de garrafas de plástico e latas de bebidas vazias para que estas sejam recicladas e reincorporadas em ciclos de produção de novos materiais e produtos.

Quem optar por depositar nestas máquinas, latas de alumínio e garrafas PET, recebe em troca vales de desconto – de 0,02 € por embalagens até 0,5 litros e vales de 0,05 € por embalagens entre 0,5 e 3 litros – para descontar na loja onde fez o depósito das embalagens.

A Secretária de Estado do Ambiente acompanhou, ontem de manhã o funcionamento destas máquinas de depósito e reembolso de um retalhista da Ericeira, tendo referido que “os vários projetos piloto em execução no âmbito de soluções de depósito de embalagens irão contribuir para melhor planear e decidir sobre medidas que nos permitirão apoiar o cumprimento de metas cada vez mais exigentes, tornar menos dependentes da extração de recursos e importação de materiais, menos intensivos do ponto de vista energético e mais suficientes. Estamos no início de uma década, com muito trabalho pela frente, encabeçado pelo nosso compromisso de neutralidade carbónica em 2050. E, naturalmente, contamos também com o apoio de projetos como este para lá chegar.””

“O país tem um calendário muito apertado para implementar o sistema nacional de depósito de embalagens de bebidas e tem por isso criar condições para que os agentes económicos que estão mobilizados para a acção imediata o possam fazer desde já no terreno.  Mafra é um exemplo dessa proactividade. Competirá ao sistema nacional ainda a gizar, criar condições para integrar todas estas iniciativas que já existem e que estão a dar um contributo significativo para que os resultados nacionais da reciclagem de embalagens melhorem no imediato.”, referiu Pedro Nazareth, Diretor Geral da Electrão.

O projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ é financiado em 756 mil euros pelo Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

[Imagem: press Lidl]

Leia também